5 cortes de ‘carnes de segunda’ ideias para bifes suculentos (e baratos)
Estes cinco cortes de "carnes de segunda" dão um bife maravilhoso!
Quando o orçamento aperta, mas a vontade de um bife suculento persiste, é hora de explorar cortes de carnes bovinas mais em conta que garantem tanto sabor quanto os considerados nobres. Embora muitas vezes rotuladas como “carnes de segunda”, algumas peças surpreendem pelo sabor e maciez quando preparadas corretamente. Vale lembrar que o segredo é o corte certo em cada tipo de peça, de preferência, bem fininho. Nada como um bom açougueiro para te ajudar.
Confira aqui cinco cortes econômicos perfeitos para bifes de carne que merecem sua atenção.
1 – Acém: o favorito versátil
O acém é um dos cortes de carne mais versáteis e bastante consumido pelo brasileiro. Em termos de custo-benefício, ele assume a frente como uma alternativa ótima para bifes, desde que marinado adequadamente ou amaciado com um martelo culinário. Também é perfeito para cozinhar lentamente em ensopados, o que garante sua maciez.
2 – Peito: para bifes generosos e suculentos
O peito bovino, embora mais conhecido em pratos longamente cozidos como brisket ou pastrami, pode ser uma escolha surpreendente para bifes. Uma marinada caprichada e o corte em fatias finas após o cozimento são truques chave para um resultado suculento e cheio de sabor dessa carne.
3 – Músculo: textura única em seus bifes
Muito usado para caldos e sopas devido ao seu alto teor de colágeno, o músculo também pode se adequar a um saboroso bife na grelha. Fatie-o fino, tempere com criatividade e não se esqueça daquela pitada generosa de paciência para deixá-lo na panela por tempo suficiente até que a carne atinja a ternura desejada.
4 – Fraldinha: o segredo está nas fibras
A fraldinha é mais uma opção que revela sabor e maciez por um preço justo. Cortada contra as fibras após o cozimento, ela se transforma em uma oposta excelente para os amantes dos bifes de carne sem comprometer a carteira.
5 – Coxão mole: conforto no prato sem gastar muito
Sabe aquele bife alto típico de pubs ou como componente principal do steak au poivre? Pois bem, o coxão mole é um corte propício para essas receitas que pedem por carnes mais “alinhadas” sem necessitar estourar o orçamento.
Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.