Prepare o guarda-chuva! Meteorologia prevê trégua na estiagem em Goiás

Após mais de 120 dias sem queda d’água, as chuvas vão começar a aparecer

Kamilly Carvalho
Por Kamilly Carvalho
chuva
(foto:reprodução/internet)

A onda de calor na região central de Goiás está cada vez mais tensa, já fazem mais de 120 dias que não cai uma gota de água na terra do sertanejo e do pequi e o pior, não há previsões de precipitações nas próximas semanas do mês de setembro. André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Histológicas de Goiás (Cimehgo), adianta que ainda há esperança de uma precipitação em setembro, mas que as chuvas devem “dar o ar da graça” no mês de outubro.

Os modelos de previsão de chuva atuais permitem que vejamos apenas os prazos de precipitação dos próximos 15 dias, contudo o gerente não descarta a possibilidade de chuvas em setembro, mesmo que seja improvável que isso aconteça. Porém, no mês de outubro, mesmo que as chuvas não sejam intensas, as pessoas podem começar a preparar o guarda-chuva. 

“Teria que vir uma frente fria forte para brigar com o ar quente. Então, teríamos tempestades, geradas pelo choque de temperaturas”, disse.

Como o ar frio tende a ter origem na região Sul do Brasil, as cidades goianas que mais seriam afetadas por possíveis chuvas seriam justamente as localizadas mais ao Sul do Estado, como: Jataí, Rio Verde e Caldas Novas.

Atualmente, Goiás tem apresentado uma onda de calor que influencia as temperaturas máximas e queda da umidade relativa do ar. Com isso, o Cimehgo emitiu alerta, visto que a umidade pode chegar a 12%. “Não estamos vislumbrando uma frente fria forte, mas pelo menos afastaria o ar quente”, apontou André.

Para que a baixa umidade e o calor não afetem a sua saúde, é importante tomar bastante água, usar roupas claras, usar bastante protetor solar e, enquanto aguardamos a chuva, que tal utilizar um guarda-sol? 

 

Fonte:Portal6/Cimehgo

 

Leia Também:

Estudo prevê que dias com 25 horas serão realidade no futuro da Terra

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.