Quais as cidades mais frias de Goiás

Saiba quais são as cidades goianas para os amantes daquele friozinho gostoso

Kamilly Carvalho
Por Redação Curta Mais
cidades frias
(foto:reprodução/internet)

O clima frio cria um ambiente agradável para atividades ao ar livre e momentos de relaxamento. Como a maioria das pessoas acham que em Goiás todas as cidades são extremamente quentes, o Curta Mais listou algumas que, por influência da sua altitude elevada, têm um tempinho ameno e gostoso para curtir um friozinho sem sair do Cerrado goiano. Essas localidades proporcionam uma atmosfera serena, ideal para apreciar a beleza natural da região sem os extremos do calor. Acompanhe! 

(foto:reprodução/ internet)

1. Alto Paraíso de Goiás

Alto Paraíso de Goiás é uma das cidades mais frias do estado, o que ajuda nisso é a sua altitude que chega a 1.272 metros. A menor temperatura que já registrada por esta estação ocorreu em 19 de maio de 2022, com mínima de 4,4 °C, enquanto a maior temperatura atingiu 35,2 °C, em 8 de outubro de 2020. O inverno de Alto Paraíso de Goiás consiste em madrugadas frias e dias amenos, tudo fica mais romântico e gostoso nesta cidade! Ainda dá para fazer uma parada na Chapada dos Veadeiros que fica a apenas 38,5km de distância, legal, né?

Alto Paraíso (foto:reprodução/internet)

2. Cristalina 

A cidade de Cristalina é famosa por ser o maior centro de extração e comercialização de pedras e cristais preciosos e semipreciosos do mundo. 

Porém, ela também é conhecida por suas baixas temperaturas, mesmo estando no Centro-Oeste goiano. Localizada a cerca de 1.189 metros de altitude em relação ao nível do mar, tem os meses de outubro a março com chuvas mais presentes e junto com elas a ventania, que faz com que a sensação térmica fique ainda mais baixa. A menor temperatura registrada em Cristalina ocorreu em 19 de maio de 2022, com mínima de 4 °C, enquanto a maior atingiu 35,9 °C em 9 de outubro de 2020.

Cristalina (foto:reprodução/internet)

3. Águas Lindas de Goiás 

Águas Lindas de Goiás, antes conhecida como Parque da Barragem, foi batizada por esse nome devido a uma homenagem à nascente Águas Lindas e sua região, quando havia apenas Cerrado, com algumas fazendas e chácaras. A população nascida no local se denomina aguaslindense e tem muito orgulho de morar nessa cidade que possui um clima favorável, com uma deliciosa temperatura média de 21.0 °C, por conta da sua altitude de 1.100 metros. Dá um friozinho bom só de imaginar, não? 

Águas Lindas de Goiás (foto:reprodução)

4.  Alexânia 

Alexânia foi uma cidade construída com base em Brasília, as condições de desenvolvimento comercial, imobiliário e industrial despertaram o interesse geral para a formação de um espaço urbano às margens da BR-060, entre Anápolis e a nova capital, com uma posição privilegiada e um excelente clima na região. O seu clima é caracterizado como tropical com estação seca. Alexânia atinge temperaturas baixas de até 6.5°C, com sensação térmica de até 3.2°C nos dias mais frios do inverno, e até 36.6°C, com sensação térmica de até 34.1°C nos dias mais quentes do verão.

Alexania (foto:reprodução/internet)

5. Valparaíso de Goiás 

Localizada no entorno de Brasília, Valparaíso de Goiás tem 1.080 metros de altitude e é o município que mais cresce no entorno sul do Distrito Federal e um dos que mais crescem no Brasil. Apresenta um clima tropical com inverno seco e atualmente a sua temperatura média é de 20.5 °C. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 16 °C a 32 °C e raramente é inferior a 11 °C ou superior a 36 °C

Valparaíso de Goiás (foto:reprodução/internet)

6. Leopoldo de Bulhões 

Leopoldo de Bulhões possui um clima ameno devido à sua alta altitude que chega aos 1.030 metros. No inverno, é comum as mínimas estarem na casa dos 8 °C e as máximas não passarem dos 22 °C, no verão as temperaturas variam entre 18 °C e 27 °C. O seu primeiro nome foi Pindaibinha e os primeiros habitantes que aproveitaram o clima ameno e gostosinho dessa cidade foram Sebastião Celestino Mariano, José Abílio e Francisco Rodrigues da Cruz.

Leopoldo de Bulhões (foto:reprodução)

7. Anápolis 

Anápolis é uma das cidades mais queridas do estado e também uma das mais gostosas para se viver. endo 391.772 habitantes (2020), ela é um encanto para você se deliciar com a cultura, com a boa qualidade de vida e, principalmente, com suas temperaturas que não deixam a desejar, já que sua mínima e máxima absoluta foram de 2 °C e 37 °C, respectivamente. O seu clima é considerado tropical com estação seca, já que sua altitude de 1.017 metros faz com que suas temperaturas sejam mais amenas.

foto:reprodução

8. Cidade Ocidental

O clima ameno da Cidade Ocidental, é um convite constante para desfrutar da tranquilidade. Com temperaturas moderadas durante o ano, sendo comum temperaturas de 28 °C de máximas no verão e de 12 °C de mínimas no inverno,. Porém, já foram registradas temperaturas entre 35 °C e 3 °C como máxima e mínima. O relevo do município é levemente ondulado, então a sua altitude nas margens do lago é de 951 metros acima do nível do mar, já na praça central chega a 1.014 metros.

Cidade Ocidental (foto:reprodução)

9. São João d’Aliança

O clima gostoso de São João d´Aliança abraça os seus habitantes junto com as suas temperaturas que sofrem pouca variação, entre 15 °C e 28 °C, que intercalam-se em períodos bem definidos, com chuva entre os meses de outubro e maio, a sua seca chega nos meses de junho e setembro, trazendo uma umidade que pode ir de 100% a 13%, dependendo do período do ano. A vegetação desse município é o Cerrado, que traz formações florestais, savânicas e campestres, deixando o ambiente mais harmonioso e atrativo aos olhos e também, é claro, a sua altitude de 986 metros deixa esse lugar mais agradável de se viver.

foto:reprodução

10. Gameleira de Goiás

Com uma altitude de 979 metros, Gameleira de Goiás aquece o coração de quem habita por lá, mas continua tendo um tempinho ameno. Há um mito que diz que tudo se iniciou com a grande seca que estava ocorrendo na região por volta de 1963. Por conta disso, os habitantes locais resolveram fazer uma novena no morro onde havia um cruzeiro. Então, as pessoas dizem que nem terminaram a reza e já estava chovendo. Todos ficaram felizes, pois tinham certeza que o pão de cada dia estava garantido e a seca não era mais um problema. Devido à sua altitude e à quantidade de chuvas, a cidade está sempre friazinha. 

(foto:reprodução)

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.