Comitê Olímpico é autuado por infringir leis trabalhistas

As multas podem chegar a 315 mil reais

Adelina Lima
Por Adelina Lima
57a1f37c1d345ea222c1f8ff6e9925fe

 

Ontem (27), o Ministério do Trabalho autuou o Comitê Rio 2016 por infração a leis trabalhistas na Vila Olímpica.

Segundo o MT, cerca de 630 funcionários trabalhavam sem carteira de trabalho assinada, outros sofriam com jornada excessiva. Há relatos de que os trabalhadores, que só têm uma hora de almoço, chegam a ficar 40 minutos na fila para a refeição e são obrigados a almoçar em apenas 20 minutos. Outros funcionários não tinham o tempo de repouso assegurado por lei (11 horas entre uma jornada e outra) cumprido. Alguns trabalhadores também já relataram ter trabalhado por 25 dias de forma ininterrupta, sem folga remunerada.

A fiscalização foi feita após denúncias formuladas ao Ministério do Trabalho e Emprego e a autuação poderá se converter em multa que, no caso de trabalho sem carteira assinada, é de R$ 500 por funcionário, cerca de R$ 315 mil no total.

Anteriormente, o Ministério do Trabalho e Emprego já havia feito outras fiscalizações na Vila Olímpica e em locais de competição, que também resultaram em interdições. Apesar da autuação desta quarta, a fiscalização não impede que os funcionários parem de trabalhar.