Conheça a fortaleza europeia de 850 anos que inspirou Disney a fazer o Castelo da Cinderela

Construído há 850 anos, o Burg Eltz abrigou 34 gerações da família proprietária e segue sob os cuidados de seus descendentes,

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
ca18ec445752a00fce53cc3edd23bd48

Já imaginou conhecer um castelo com mais de 850 anos e em ótimo estado de perfeição? E, se este castelo tivesse inspirado Walt Disney a construir o famoso e icônico Castelo da Cinderela, localizado na Disneylândia, a sua vontade de conhecê-lo aumentaria?

 

Pois bem, esta fortaleza histórica, está localizada às  margens do rio Elzbach, sul da Alemanha,e se chama Castelo de Eltz. A fortaleza, que é cercada de belezas naturais,  abrigou 34 gerações da família proprietária e segue sob os cuidados de seus descendentes.

 

 O espaço foi construído  na primeira metade do século XII e foi  projetado para ser uma residência de veraneio.  A fortaleza é totalmente isolada da sociedade. Não há a estradas ou edifícios nas proximidades. O castelo fica no alto de uma formação rochosa e possui uma privilegiada visão sobre o rio Elzbach, que pode ser admirado em uma das oito torres com 70 metros de altura.

 

Historiadores dizem que o castelo tornou-se habitável pela primeira vez em 1157, com a chegada do Dr. Karl Graf von und zu Eltz-Kempenich e sua família. Estima-se que o local era uma parte importante do Sacro Império Romano e foi edificado em um ponto isolado, mas totalmente estratégico, para proteger a rota comercial do Vale do Mosela e da região de Eifel. Por isso,  a história conta que o castelo  tornou-se alvo de um cerco que durou aproximadamente dois anos, mas resistiu até os inimigos desistirem do conflito.

 

Pois bem, a segura fortaleza também é extremamente encantadora e foi, como dissemos no começo da matéria, a base para o castelo de Cinderela, da Disney. O castelo tem 120 quartos instalados, dos quais 80 são utilizados como museu. Entre as principais peças destacadas, chamam a atenção as mais de 500 armas, peças de arte e artefatos colecionados nos últimos 850 anos.

 

O castelo tem ainda Salão dos Cavaleiros, onde ocorriam festivais e reuniões, os Salões Rübenach, com incríveis vitrais e murais nas paredes, a Sala dos Anjos, onde troféus de caça e armas adornam as paredes, e Banner Hall, que abriga um opulento teto gótico datado de 1480. Até hoje todas as salas preservam suas condições originais por meio das estéticas arquitetônicas únicas e cheias de detalhes.

 

Assista este vídeo que mostra por dentro muito detalhes do castelo

 

Com informações do site Mega Curioso

Foto: Pixabay