Conheça Baliza, cidade de Goiás com maravilhas que vão te deixar de queixo caído
Cidade com apenas 4 mil habitantes esconde cânions do Araguaia e cachoeiras quase intocáveis
Goiás possui várias cidades que escondem muitos tesouros da natureza, alguns inclusive quase intocáveis. Uma das menores cidades do estado, há 418km de Goiânia e há 630km de Brasília, com apenas cerca de 5 mil habitantes (5.280 mais precisamente, estimada pelo IBGE/2020), possui uma imensa lista de pontos turísticos históricos e naturais que vão te deixar de queixo caído.
Cidade fica a 1km do Rio Araguaia, teve seu apogeu na época do Garimpo e já recebeu nomes importantes como o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon em 1930; a família real brasileira composta pelo Príncipe Dom Pedro de Alcântara Orleans e Bragança e seus filhos, que em 1936 passaram alguns dias como hóspedes da família Jacobson e o interventor federal Dr. Pedro Ludovico em 1940.
Conheça mais deste tesouro escondido:
História
Pequena cidade com cerca de 4 mil habitantes, banhada pelo Rio Araguaia, cercada por lendas, mitos e histórias, Baliza, foi descoberta e povoada através de uma expedição garimpeira em 1924, que trouxe os garimpeiros Cosme e Borges pela existência de uma jazida de diamantes às margens do Ribeirão João Velhão. Já foram extraídas mais de 2000 (duas mil) toneladas de pedras preciosas que foram exportadas para o país inteiro.
Hoje, com a exploração do garimpo reduzida, sua economia baseia-se na prestação de serviços à prefeitura, agropecuária e turismo.
Mesmo com suas limitações, esta pequena cidade do noroeste goiano, de povo humilde e acolhedor, não perde sua essência e nem deixa morrer sua história. Lendas como a misteriosa construção da Capela Bom Jesus da Lapa e os caminhos deixados dentro do morro, por onde os garimpeiros passavam, se houve muitos relatos de sons e de fatos que ali ocorreram.
Por estes e muitos outros motivos, vale a pena conhecer essa terra envolta por mistérios e encantos, cujas belezas naturais são de encher os olhos e o caminhar por suas ruas estreitas cercadas de antigos casarões é uma verdadeira viagem ao passado.
Turismo
Baliza esconde vários espetáculos naturais, alguns deles quase intocáveis. Regiões turísticas pouco exploradas, mas que são verdadeiros paraísos de Goiás. Cânions, cachoeiras, corredeiras, construções histórias e ruas de pedras fazem parte deste cenário incrível.
Confira os principais pontos turísticos da cidade:
Capela Bom Jesus da Lapa
Construída na época do garimpo no meio da passagem dos garimpeiros, para evitar que destruíssem mais as terras por onde passavam. Há uma lenda que diz ser “mal assombrada”.
Imagem: Reprodução/Jhonatas Barbosa
Capela depois da reforma. (Imagem: IvanTv/Pinterest)
Igreja Matriz São Sebastião
Imagem: Reprodução/Jhonatas Barbosa
Ruas de Pedras e Casarões Antigos
Imagem: Conheça Goiás/Youtube
Festa Filhos de Baliza
(Imagem: Prefeitura)
Procissão luminosa da Festa em Louvor à Bom Jesus da Lapa
Imagens: Niratan Fotografia
Cachoeira do encantado
Imagem: Niratan Fotografia
Imagem: Roncador Expedições
Córrego das Perdizes
Imagens: Niratan Fotografias
Córrego da Pedra Branca
Imagem: Tracajá Ecoaventuras
Pontos Turísticos do Rio Araguaia
Várias corredeiras e correntesas fazem deste espetáculo um espaço ótimo para práticas de esporte em barco.
Imagem: Conheça Goiás/Youtube
Pedra da Baliza
O nome Baliza, presta homenagem a uma rocha de 5m de altura situada no meio do Araguaia.
Imagem: Prefeitura
Piscinas naturais e quedas d’água do Rio Araguaia
Imagens: Niratan Fotografia
Cânions do Rio Araguaia
Estrutura rochosa formada milenarmente pelos ventos e águas, os cânions de Baliza desenvolvem-se em paredões de aproximadamente 6 metros de altura, podendo chegar a 50m, delineando caminhos estreitos para a passagem do rio.
Imagem: Conheça Goiás/Youtubbe
Imagens: Niratan Fotografia
Salto do Paraguassú
Cachoeira com queda livre de 94 metros em meio à pedras rochosas, formando um lindo arco-íris ao refletir o sol.
Imagem: Caiaques e Trilhas Antonio
Imagem: Internet/Reprodução
Imagem: Marcos Lemos
Localização:
Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.
Foto de capa: Reprodução/Caiaques e Trilhas Antonio