Conheça o paraíso da costa nordestina que recebeu centenas de famílias goianas neste carnaval

A Costa do Sauípe é um verdadeiro paraíso na Bahia e está virando paixão entre goianos.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
b33557e960f75b51e45e21d6d9534e43

Se você está procurando um lugar para sossego e descanso esse lugar é perfeito.

A Costa do Sauípe é um destino baiano, com uma praia exclusiva, hospedagem de alto nível e sistema all inclusive. 

Quem não gosta? Os goianos gostam muito. Não é atoa que centenas de famílias goianas foram pra lá neste carnaval.

Se você ficou interessado e gostaria de conhecer, nós preparamos tudo que você precisa saber para ir para a Costa do Sauípe. 

Confira:

 

Antes de mais nada, é preciso entender como funciona o complexo. Apesar de antigamente serem propriedades diferentes, agora é tudo um grupo só. Inclusive o mesmo grupo dono do Rio Quente Resorts.

Hoje são 10 opções diferentes de hospedagem: 5 resorts e 5 pousadas. Entre os resorts, 3 básicos, 1 médio e 1 de categoria superior.

a527e66800673dcc07c62e2d249015fe.jpeg

Ao reservar no Sauípe Resorts ou Sauípe Pousadas, você não escolhe um hotel específico, apenas a categoria. Só no momento do check in, eles te direcionam de acordo com a disponibilidade das “alas”, que é como eles nomearam os resorts após a fusão. São 3 alas: Mar, Terra e Água. 

Entre a ala Mar e Terra ficam as pousadas, que estão um pouco mais afastadas do mar. Mas não são distantes. É que como elas são baixas, de lá não tem vista para o mar. São 5: Pousada Gabriela, Pelourinho, Agreste, Pousada Da Torre e Carnaval. Elas ficam ao redor da Vila Nova da Praia, em prédios mais simples, mas bem charmosos. 

É uma opção para quem quer economizar na hospedagem, mas ainda contar com a comodidade do all inclusive. Elas têm restaurante próprio e refeições diferenciadas, além de parque aquático separado. Mas dependendo da época e da lotação, todas as refeições dos hóspedes das pousadas são feitas nos resorts, assim como eles têm acesso ao parque aquático dos resorts. 

ecc4c94f945506f37e7afd67548c273e.jpeg

Caso você queira uma categoria superior a dos resorts, tem o Sauípe Premium Sol, que é considerado o mediano e o Sauípe Premium Brisa, que é o que eles oferecem como sendo o serviço de ponta. Nesse, os hóspedes das pousadas e resorts não tem direito a fazer suas refeições. Sendo área exclusiva dos clientes premium. 

89333ad9c0279f3fd1fe3b0beb95d8c6.jpeg

Entre os diferenciais está a qualidade dos produtos oferecidos. Na área externa do Brisa, uma piscina de borda infinita também é apontada como diferencial. 

 

As praias

costadosauipeEssa parte do litoral baiano é de mar agitado e, por isso, alguns salva vidas ficam de olho na área durante todo o dia. Logo cedo, eles sinalizam com bandeiras as condições do mar.

É um local propício para uma iniciação no surf. Inclusive, uma equipe fica no local oferecendo aulas guiadas para crianças e adultos. 

Da ponta sul até a ponta norte da praia que fica de frente ao complexo de Costa do Sauípe são menos de 2Km.

São 3 praias: Praia Tranquila, Praia da Oca e Praia Selvagem. São próximas e cada uma com suas características. 

 

Praia Tranquila 

A Praia Tranquila, mais especificamente, em frente a Ala Sol é boa, aberta e tem um detalhe muito interessante: o encontro da água do rio com o mar.

Além da água ficar bem mais quentinha  nesse trecho (é bem raso) é tranquila, então é ideal para crianças.

A Praia Tranquila tem mar aberto e não tem pedras.  O ponto negativo desse trecho da praia é que se você quer beber, precisa voltar para a área de lazer da Ala Sol ou ir até a barraca de praia de frente a Ala Mar. Não é distante, mas com a areia fofa e quente e no sol escaldante, é bem fácil você não ter pique para fazer mais que uma viagem até o bar.

Essa parte da praia costuma ser menos frequentada, tanto que no local tem pouco guarda-sol. No entanto, ainda na Praia Tranquila, mas de frente a Ala Mar, fica a maior oferta de cadeiras e guarda-sol.

É lá que fica a barraca dos professores de surf e um quiosque de praia que serve cerveja, água, refrigerante, água de coco, suco e petisco como salgado, batata frita e pipoca. 

Nesse trecho também tem uma feira de artesanato com barracas vendendo biquini, lembrancinhas, saída de praia e outros. 

 

Praia da Oca

A partir desse trecho, começa a Praia da Oca. A principal diferença é a presença de pedras. A vantagem é que essa área acaba sendo ótima para crianças, porque as pedras fazem barreiras, formando piscinas naturais, com água tranquila e morna. Em frente a Ala Terra tem outra barraca de praia, onde são servidos os mesmos itens.

A Praia da Oca continua até o Brisa, mas essa área é cheia de pedras e nada convidativa. Ao se hospedar no Brisa, o melhor é seguir para as outras praias. Nesse trecho, inclusive, nem colocam cadeiras e guarda sol, porque realmente nem tem faixa de areia. 

 

Praia Selvagem

Essa fica no extremo norte do complexo, começando quase de frente a Ala Água.

E apesar de linda, aqui já não tem nenhum serviço. Acho que por isso é chamada de Praia Selvagem. Não tem pedra, mas se quiser curtir essa praia, leve sua canga. 

 

Quanto custa

Isso pode variar muito da época, do canal onde você faz a reserva e da promoção que você pegou. Em média a diária para um casal custa entre R$ 1150 e R$ 1700.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Fotos: todas as imagens foram extraídas das redes sociais oficiais da Costa do Sauípe