Corrida Orgulho de Viver abre inscrições e promove saúde mental em Goiânia

Terceira edição da Corrida Orgulho de Viver acontece em 21 de setembro e faz parte da campanha Setembro Amarelo, ressaltando a importância da atividade física para o bem-estar mental

Cris Soares
Por Cris Soares
Corrida saúde mental Goiânia
Foto: divulgação

A Corrida Orgulho de Viver, em Goiânia, está com inscrições abertas para sua terceira edição, que ocorrerá em 21 de setembro. O evento faz parte da campanha Setembro Amarelo, destinada a conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio e a importância do cuidado com a saúde mental.

Estudo recente do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fiocruz Bahia, em colaboração com a Escola de Medicina de Harvard, revelou um aumento de 3,7% nos casos de suicídio e 21,13% em autolesões no Brasil entre 2011 e 2022. Esses dados reforçam a importância da campanha e de iniciativas que incentivem a conscientização e o autocuidado.

As inscrições para a corrida, organizada pelo Órion Business & Health Complex em parceria com a Bee Sports, podem ser feitas até o meio-dia de 16 de setembro pelo site Ticket Sports. As taxas variam entre R$ 99 e R$ 139, de acordo com o kit escolhido, com descontos de 50% para pessoas com deficiência e idosos.

A prova terá início às 17h, com percursos de 2,5 km, 5 km e 10 km, permitindo a participação de diferentes faixas etárias. Todos os participantes receberão medalhas, e os três primeiros colocados em cada categoria serão premiados com troféus.

Igor Arantes, CEO da Bee Sports, destaca o papel do esporte na promoção da saúde mental, afirmando que a corrida é uma oportunidade para as pessoas se engajarem em torno de um tema sensível de forma natural. Além disso, a psicóloga Soraya Oliveira, do Órion Complex, reforça os benefícios da atividade física, como a melhora da qualidade de vida e a redução de sintomas de ansiedade e depressão.

A campanha Setembro Amarelo, apesar de essencial, ainda enfrenta desafios, como aponta a especialista. Soraya destaca a necessidade de um maior estímulo ao cuidado com a saúde mental e a quebra do estigma relacionado à busca por ajuda profissional. Ela enfatiza que a sociedade precisa estar mais atenta ao sofrimento psíquico e às ações que possam ter um impacto positivo na vida dos indivíduos.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.