Dia Mundial do Braille: conheça biblioteca para pessoas com deficiência visual em Goiânia

Biblioteca Braille “José Álvares de Azevedo” situa-se no Centro de Goiânia e tem acervo de 4 mil livros

Silvia Tancredi
Por Silvia Tancredi
Dia Mundial do Braille: conheça biblioteca para pessoas com deficiência visual em Goiânia
Biblioteca Braille “José Álvares de Azevedo” está localizada no Centro de Goiânia/ Crédito: Secult

Comemora-se hoje, 4 de janeiro, o Dia Mundial do Braille. Para homenagear a data, vamos conhecer a Biblioteca Braille “José Álvares de Azevedo”, localizada na Praça Cívica em Goiânia.

advertising

O que é Braille?

O Sistema Braille foi criado em 1825, na França, por Louis Braille, um garoto que ficou cego aos 3 anos. Quando tinha 20 anos, o francês inventou um sistema com combinações de pontos em relevo que se tornou a forma oficial de escrita e leitura de pessoas com deficiência visual.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o braille é um sistema formado por 63 sinais, gravados em relevo, que são combinados em duas filas verticais com três pontos cada uma. As pessoas com deficiência visual devem fazer a leitura da esquerda para a direita.

advertising

Biblioteca Braille “José Álvares de Azevedo” em Goiânia

A biblioteca voltada para pessoas com deficiência visual em Goiânia ganhou o nome de José Álvares de Azevedo, considerado referência no sistema Braille no Brasil.

José Álvares de Azevedo foi o criador da primeira escola para pessoas cegas no Brasil: o Imperial Instituto de Meninos Cegos, hoje chamado Instituto Benjamin Constant.

Criada em 1988, a Biblioteca Braille “José Álvares de Azevedo” é uma das unidades da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e também é uma seção da Biblioteca Pio Vargas.

Estrutura da Biblioteca Braille “José Álvares de Azevedo”

Livro "Os três mosqueteiros" em Braille

Livro “Os três mosqueteiros” está disponível na Biblioteca Braille “José Álvares de Azevedo” de Goiânia/ Crédito: Instagram

advertising

A biblioteca para cegos de Goiânia conta com 4 mil exemplares, o que corresponde a aproximadamente 8 mil volumes em Braille. Também estão disponíveis mil livros em áudio e 30 mil livros do formato digital.

Conforme a unidade da Secult, os livros em Braille provêm de doações e passeiam por diversas áreas, como obras literárias e didáticas. Há ainda livros de profissões específicas, como Psicologia e Direito.

Os usuários da biblioteca em Braille de Goiânia também contam com livros clássicos da literatura mundial e brasileira. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas
  • O triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
  • O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontè
  • Harry Potter e o cálice de fogo, de J.K. Rolling

O espaço tem sala de leitura e dez microcomputadores com leitores de tela específicos para pessoas com deficiência visual. Os colaboradores são considerados ledores, ou seja, têm como função fazer a leitura para os visitantes.

Em média, a Biblioteca Braille “José Álvares de Azevedo” de Goiânia atende 300 pessoas por mês. Segundo a unidade da Secult Goiás, a maioria dos usuários estão cursando o ensino superior.

Visitas à Biblioteca Braille “José Álvares de Azevedo”

A Biblioteca Braille “José Álvares de Azevedo” está apta para atender cegos não só de Goiânia, mas também do interior de Goiás e de regiões do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A capacidade é de dez pessoas.

Biblioteca Braille “José Álvares de Azevedo”

-Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado , Praça Cívica,  nº 2 – Centro

-Telefone: (62) 3201-4648

-Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30

-Mais informações pelo e-mail: [email protected]

Fonte: Secult Goiás

Siga o Curta Mais no Google News

Receba nosso conteúdo em primeira mão

★ Seguir

Newsletter

Receba as melhores dicas e notícias da cidade na palma da mão!

    Qual a nota desse conteúdo?

    De 1 a 10, diga o quanto você curtiu essa leitura:

    PublicidadePublicidade