Drama teatral expõe descaso social em Goiânia

Elenco do 'Descarte Humano' em cena, capturando a essência de um mundo onde o descarte se torna rotina, no Teatro Escola Basileu França.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
Elenco do 'Descarte Humano' em cena, capturando a essência de um mundo onde o descarte se torna rotina, no Teatro Escola Basileu França
Elenco do 'Descarte Humano' em cena, capturando a essência de um mundo onde o descarte se torna rotina, no Teatro Escola Basileu França

“Você se sentiria confortável sendo tratado como um mero descartável?” É essa provocativa questão que o grupo “Delírio Coletivo” busca explorar em sua mais recente montagem teatral. Idealizado por estudantes finalistas do Curso Técnico em Teatro da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, o espetáculo será apresentado no Teatro Escola Basileu França nos dias 21 e 22 de junho.

Com entrada franca, a peça é uma crítica aguda à natureza autodestrutiva das relações modernas, ilustrada através de um ciclo vicioso de consumo e descarte humano. O termo “lixo” aqui transcende o literal, simbolizando as manipulações, as artimanhas entre os personagens, e as ideologias e valores frequentemente sacrificados em prol do sucesso e sobrevivência num ambiente altamente competitivo.

A produção é um verdadeiro esforço coletivo dos alunos, abrangendo todos os aspectos técnicos como cenografia, figurino, iluminação e música, além do próprio roteiro, elaborado pela equipe de dramaturgia da turma. Este projeto não apenas reflete o talento e criatividade dos estudantes, mas também serve como um espelho das complexidades das interações humanas na sociedade contemporânea.

Serviço:

Espetáculo: Hierarquia do Lixo

Onde: Teatro Escola Basileu França – Av. Universitária, 1750 – Setor Leste Universitário, Goiânia-GO.

Datas: 21 e 22 de junho

Horário: 19h30

Entrada: Gratuita 

Elenco: Adriele Silva, Ana Júlia, Bianca Moreira, Breu Soares, Izadora Gomes, Lara Carvalho, Layla Alves, Laysla Mundim, Marcos Noel, Marie Rosa, Marília Sabino, Marylin Lima, Samara Biankka, Samuel Ribeiro e Simone Dezzen.

Instagram: https://www.instagram.com/somosdeliriocoletivoigsh=MXMzdWR3eXQ4dmx3YQ==

Ficha técnica:

Delírio Coletivo

Direção: Adriana Brito

Direção de Arte: Vanessa Croft

Produção: Lívia Vergara

Dramaturgia: Layla Alves, Laysla Mundim, Marcos Noel, Samara Biankka e  Samuel Ribeiro

Iluminação: Hélio Fróes

Preparação Vocal: Eduardo Babugem

Preparação Corporal: Flávia Honorato

Cenário e Figurino: Delírio  Coletivo com apoio de Marcos Noel e supervisão de Vanessa Croft

Composição Original: ELA É A MÁ

Letra e Melodia – Marcos Noel

Arranjo – Hugo Manoel

Design Gráfico: Ana Júlia Bastos e Marília Sabino

Coordenação do teatro: Luciano Luc

Leia também:

Por que o cabelo não cresce?

Netflix acerta ao transformar adolescente desajeitada em modelo