Eleições 2024: cartórios eleitorais abrem excepcionalmente neste fim de semana

Se você ainda não se inscreveu ou está com a situação irregular, é melhor correr, porque o prazo termina na próxima quarta-feira (08/05)

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
documentos eleicao

Faltam só alguns dias para fechar o cadastro eleitoral! Se você ainda não se inscreveu ou está com a situação irregular, é melhor correr, porque a data limite é na próxima quarta-feira, dia 8 de maio. Para facilitar a vida de todo mundo, alguns cartórios vão dar uma esticadinha no expediente neste fim de semana, nos dias 4 e 5 de maio, conforme anunciado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Em Goiânia, a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) vai atender das 7h às 17 h. Já em Anápolis, os cartórios vão abrir as portas à tarde, das 14h às 17 h. Durante a semana, de segunda a sexta, o horário de atendimento em ambas as cidades é das 8h às 18h até o dia 8 de maio.

O eleitor brasileiro com irregularidades na Justiça Eleitoral pode ter problemas que vão além da impossibilidade de votar. Entre os principais empecilhos, está a proibição de obter documentos, como passaporte ou até mesmo carteira de identidade. A restrição ao passaporte, porém, não se aplica a brasileiros residentes no exterior que solicitem um novo documento ou identificação para retornar ao Brasil.

Sem o título de eleitor regularizado, todos aqueles que forem alfabetizados e tiverem idade entre 18 e 70 anos não poderão assumir cargo comissionado ou efetivo por aprovação em concurso público.

Para os estudantes com irregularidades no título eleitoral, não será possível ingressar em universidades ou renovar sua matrícula em instituições de ensino superior. Quem não regularizar a situação eleitoral também pode enfrentar problemas de ordem financeira, uma vez que não será possível obter empréstimo bancário em instituições públicas com crédito mantido pelo governo.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.