Entenda porquê bocejamos quando outra pessoa boceja
Alerta de desafio: Tente não bocejar ao ver outras pessoas bocejando
Meu amigo, primeiro queremos te contar que esse comportamento involuntário de bocejar quando vê outra pessoa bocejando está não só em TODOS os seres humanos, mas também em alguns animais! Surpreendente não é mesmo? Mas olha, apesar de ser um ato muito comum, o fenômeno ainda dá um nó na cabeça de muitos cientistas.
Bom, a teoria mais aceita pelos pesquisadores é a que em nosso cérebro existe uma enorme rede de neurônios – responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos – e muitos deles estão ligados ao comportamento social, mais especificamente, o córtex-pré-motor, onde existe um mecanismo bem maria-vai-com-as-outras. Essa parte do corpo humano, funciona como se fosse um espelho, que vai ser responsável por imitar comportamentos.
Então, ao vermos uma pessoa bocejando próxima a nós, os neurônios-espelho iniciam um ato-reflexo, que é incontrolável e faz você começar a bocejar. Ainda bem que áreas específicas do cérebro limita essas imitações né? Imagina só, não ter controle dessa atitude espelhada?!
Também é importante te contar que se o bocejo estiver acontecendo constantemente, fique em alerta! Pois, isso pode indicar cansaço crônico, problemas com o sono ou baixa concentração de oxigênio no sangue. Caso verifique que o comportamento está acontecendo mais do que deveria, investigue o motivo dos sintomas e procure ter noites bem dormidas. E aí? Te deu vontade de bocejar durante essa matéria?