Esta é a segunda melhor praia do mundo e fica no Brasil

Ícone carioca foi destaque em guia internacional por seu "pôr do sol surpreendente" e união de tribos; saiba qual

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
5e0a7326 4dd3 40cc 9eb7 3af978f69b3d
Praia de Ipanema - Rio de Janeiro - Foto: reprodução Hoteis.com

É do Brasil! Mais especificamente, do Rio de Janeiro: a praia de Ipanema foi eleita a segunda melhor do mundo, segundo o guia especializado de viagens “Lonely Planet”. O ranking foi divulgado recentemente na forma de livro, o “Best Beaches in the World”.

Vista da Praia de Ipanema no Rio de Janeiro (foto: reprodução Vida de Turista)

A obra elenca as 100 melhores praias ao redor do planeta e destaca Ipanema pelo “pôr do sol surpreendente” e por atrair diferentes tipos de públicos e tribos ao longo de seus postos.

A carioca só ficou atrás de The Pass, na Austrália. Localizada no ponto mais a leste do país, a praia de areia “rosada e fofa” é um “paraíso para surfistas”, descreve o guia. Por lá, é possível ainda ter um rico contato com história aborígine da região, enquanto dentro da floresta subtropical ao seu redor, coalas e perus nativos podem ser avistados.

O top 3 se completa com a tailandesa Maya Bay, famosa internacionalmente como o cenário paradisíaco do filme “A Praia”, de Leonardo DiCaprio. Com apenas 15 metros de largura e 250 metros de comprimento, cercado por falésias calcárias, o destino ficou tão popular entre os turistas nos anos 2000 que chegou a ser fechado pelas autoridades em 2018 – devido ao acúmulo de lixo, danos a corais e distúrbio da vida selvagem, destaca o guia. A baía só foi reaberta em 2022. Neste hiato, tubarões regressaram às águas da região e os recifes de coral voltaram a crescer, relatou a Reuters na época.

Desde então, ela tem uma série de restrições: não é permitido tomar banho e os barcos com turistas (apenas 375 visitantes de hora em hora) têm de fazer o desembarque do outro lado da ilha.

Veja a seguir o top 20 melhores praias do mundo, segundo o guia:

  1. The Pass – Byron Bay, Austrália
  2. Praia de Ipanema – Rio de Janeiro, Brasil
  3. Ao Maya – Ko Phi-Phi, Krabi, Tailândia
  4. Ilha Mnemba – Zanzibar, Tanzânia
  5. Sarakiniko – Ilha de Milos, Grécia
  6. Chesterman Beach – Ilha de Vancouver, Canadá
  7. Cabo San Juan del Guía – Parque Nacional Natural Tayrona, Colômbia
  8. Anse Source d’Argent – La Digue, Seychelles
  9. Playa Balandra – La Paz, Baja California Sur, México
  10. Punta Paloma – Cádiz, Espanha
  11. Praia de Punta Rata – Rivieira Makarska, Croácia
  12. West Beach – Hébridas Exteriores, Escócia
  13. Rauðasandur – Westfjords, Islândia
  14. Praia Rosa – Parque Nacional de Komodo, Indonésia
  15. Dueodde – Nexø, Bornholm, Dinamarca
  16. Keem Bay Beach – Condado de Mayo, Irlanda
  17. Ruby Beach – Parque Nacional Olímpico, EUA
  18. Stanhope Beach – Parque Nacional da Ilha do Príncipe Eduardo, Canadá
  19. Radhanagar – Ilhas Andaman, Índia
  20. Praia do Pacífico – Siargao, Filipinas

Quais são os destaques da Praia de Ipanema?

A Praia de Ipanema é uma das praias mais lindas do Rio de Janeiro e uma das que tem a melhor visão para o Pão de Açúcar.

Ipanema tem 2,6 km de extensão e fica perto do bairro do Leblon. Visitam a praia tanto moradores do Rio de Janeiro quanto turistas. Ela é ótima para a prática de esportes e também é palco para uma série de eventos esportivos como o vôlei de praia, principalmente aqueles torneios que vemos na televisão durante os fins de semana.

Pôr-do-sol na Praia de Ipanema (foto: reprodução Vida de Turista)

A praia é perfeita para dar um mergulho, caminhar ou se arriscar na “altinha”, no futevôlei ou em outros esportes na areia, mas Ipanema chama a atenção pela diversidade dos visitantes. O Posto 8 fica mais perto da Praia do Arpoador e é ponto de encontro da turma mais descolada que está a fim de paquerar. Já o Posto 9 é o pedacinho de areia mais badalado para a turma LGBTQIA+, e você encontra mais famílias e os moradores do bairro no Posto 10.

Da Praia de Ipanema você consegue avistar o Arquipélago de Cagarras, um conjunto de sete ilhas que fica a apenas 5 km da costa. Os visitantes não podem pisar nas ilhas, já que elas são uma unidade de preservação ambiental, mas vale a pena reservar um passeio de escuna ou até um mergulho profissional com empresas especializadas. Os barcos saem da Praia de Copacabana ou da Marina da Glória.

Apesar do arquipélago ficar bem pertinho da praia de Ipanema, geralmente é o ponto final da excursão. Os barcos passam por outras praias e só param para o mergulho nas ilhas depois de uma hora e meia. Nadar nas águas transparentes e observar os pássaros em voo rasante é bem divertido, mas a grande revelação do passeio é poder ver a Cidade Maravilhosa de um ângulo totalmente novo.

 

Fontes: Forbes Brasil; Hoteis.com; Vida de Turista

Veja também:

10 melhores praias do Nordeste para você conhecer nas férias