A fantástica história das estrelas de Hollywood que deixaram os EUA para morar no interior de Goiás

Anápolis, em Goiás, tem uma história única com Hollywood. Estrelas do cinema americano, como Joan Lowell e Janet Gaynor, se estabeleceram na cidade, deixando um legado de glamour e curiosidades do cinema no Cerrado.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
Atrizes de Hollywood vieram morar no interior de Goiás
Atrizes de Hollywood vieram morar no interior de Goiás

Anápolis, uma cidade industrializada e economicamente importante para Goiás, carrega uma história única ligada ao cinema de Hollywood. No século XX, estrelas do cinema americano passaram a visitar e até se mudar para a cidade, tornando-a um ponto de interesse para muitos. Uma dessas histórias envolve Joan Lowell, uma atriz americana que atuou em filmes como “The Gold Rush” (A Corrida do Ouro/Em Busca do Ouro), ao lado de Charlie Chaplin, e acabou se mudando para o Cerrado brasileiro.

 

A atriz, que havia ficado famosa após atuar em ‘A Corrida do Ouro’, de Charles Chaplin, estava na viagem de navio para esquecer o fracasso do último filme: , ‘A Garota Ventura’, que era uma autobiografia. Na viagem, conheceu Leek Bowen, que queria morar no país por conta da marcha para o oeste de Getúlio Vargas, e se apaixonou perdidamente. Ao chegar ao porto de Santos, a atriz decidiu ficar no Brasil.

Bowen seguiu viagem para levantar um capital financeiro e eles combinaram que depois ele retornaria ao Brasil.  Como Joan Lowell era muito expansiva, ela começou  a aprender português e a fazer amizades. Assim disse a conhecidos que  Leek era um engenheiro naval e que eles construíriam uma vida no Brasil. Assim, seus novos amigos indicaram que construir estradas no interior do Brasil, precisamente em Goiás, seria uma ótima alternativa para eles. 

Inicialmente em 1937, o casal mudou para Jaraguá,Porém, logo ela ficou doente e a cidade não tinha suporte de saúde.  Na busca pelo tratamento da atriz, o casal encontrou o Hospital Evangélico. Porém, Joan e Leek estavam passando por dificuldades financeiras e por esse motivo pediram ajuda para o dono do hospital, o médico James Fanstone. 

James Fanstone. 

James Fanstone.

 Foi ai que a esposa do médico, Deise Fanstone, reconheceu a atriz dos filmes de Charles Chaplin, e convenceu o marido a  ajudá-los. O casal cedeu uma chácara para que eles pudessem morar. O local ficava na saída para Goiânia, onde hoje está o Parque da Juventude, Onofre Quinan. 

No período, a atriz escreveu o livro “Terra Prometida” relatando sobre sua vida em terras anapolinas. Com o envio do  livro para os Estados Unidos, muitos  norte-americanos começaram a comprar terras em Anápolis. Foi aí que a vida dela deu um salto. Lowell começou a auxiliar os proprietários de terras de Anápolis  a vender terrenos aos estrangeiros Com ops valores conquistados com as comissões, ela conseguiu comprar uma fazenda. 

A fazenda que era da  atriz fica localizada próximo a Base Aérea de Anápolis. No local, funciona uma clínica de reabilitação e a história  da atriz é desconhecida no local. A presença de Lowell e seu livro detalhando a cidade de Anápolis fez com que outros atores e atrizes de Hollywood investissem no local. Entre eles destaca-se Janet Gaynor, a primeira atriz norte-americana a ganhar o Oscar, em 1929. 

Ela chegou em Anápolis na década de 50, onde comprou terras e construiu diversas casas em Anápolis, onde passava temporadas. Janet Gaynor falou para sua amiga  e também atriz, Mary Martin,  por meio de telegrama, que estava feliz no interior do Brasil e a convidou para conhecer Goiás. 

Mary Martin. Foto: Acervo de Hollywood

Mary Martin. Foto: Acervo de Hollywood

Mary Martin, era muito famosa naquela época, graças a filmes como Peter Pan. Naquele filme, ela fez o personagem principal; o menino que não envelhecia. 

Mary e seu esposo, o produtor Richard Halliday gostaram da tranquilidade e do clima da cidade goiana e decidiram se mudar. Compraram uma fazenda. Lá construíram uma casa, no estilo das casas de Beverly Hills. 

E foi para visitar o casal que nomes como  Frank Sinatra e Clark Gable, do lendário ‘E o vento levou’  visitaram a cidade. 

Essa história que parece uma verdadeira invenção por ser de pouco conhecimento da população goiana foi contada no documentário Hollywood no Cerrado

O resgate da história dessas atrizes foi feito pelos cineastas e professores da Universidade de Brasília (UnB) Armando Bulcão e Tânia Montoro, que são também co-diretores os cineastas voltaram aos prováveis locais onde as atrizes haviam construído mansões babilônicas no meio do Cerrado. Encontraram as construções em ruínas. 

Mas um levantamento de informações formado pela memória dos que conviveram com as estrelas possibilitou a montagem da história feita com depoimentos de mais de 30 pessoas.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Leia também:

Revelamos um tesouro peculiar escondido em Goiânia com mais de 500 barracas repletas de surpresas

Palácio goiano tem jardim inspirado em Versalhes