Feira das Minas terá edição especial em abril em Goiânia

As minas estão chegando e dessa vez mostrando mais um pouco da Cultura Afro

Kamilly Carvalho
Por Redação Curta Mais
feira das minas
foto:reprodução/ instagram @feiradasminas

A 14° edição da Feira das Minas acontece dia 14 de abril no espaço Martim Cererê, dessa vez em formato de festival que visa mostrar um pouco mais da cultura afro.

Esse é um evento importantíssimo que acontece desde 2018 em Goiânia, sua idealizadora Pauline, teve a ideia de primeiramente abrir um brechó por necessidade financeira, então, juntou-se com mais 10 meninas e foram em busca de conseguir uma nova forma de ganhar dinheiro, porém, o que ela não esperava é que fosse dar tão certo e que em 2024 já estaria na 14° deste evento que é tão importante e marcante na vida daquelas que trabalham para fazer acontecer.

14° edição da Feira das Minas em formato de festival

 A Feira das Minas, realizada em Goiânia, é um evento que ocorre desde 2018 e é de extrema importância social que visa promover a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, além de abordar diversas questões sociais interligadas. Também faz questão de levantar a importância de apoiar a economia e cultura local, pelo fato de haver uma notável  carência no mercado para as mulheres, a Feira das Minas serve como plataforma para enfrentar esse desafio, destacando empreendedoras e artistas locais. Isso se torna extremamente importante, pois muitas mulheres enfrentam a dupla jornada de trabalho, o que pode levar a situações de violência doméstica.

“Ao falar de cultura, referimo-nos a um elemento vital de identidade e pertencimento. O fortalecimento da cultura ajuda as pessoas a se conectarem com suas raízes, história e a sensação de pertencimento a uma comunidade. Além disso, estimula a inovação e a expressão. Eventos culturais e celebrações proporcionam oportunidades para que a comunidade se reúna, interaja e fortaleça laços sociais. Fornecer um espaço de lazer, como o oferecido pela Feira das Minas, gera um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar das pessoas, contribuindo para a preservação de tradições, crenças e costumes.” diz, Pauline. 

A feira também se dedica a promover a igualdade, abrangendo a comunidade LGBTQIA+ e ressaltando a importância de eventos locais para estimular a cultura e economia da região. Ela também apoia causas sociais, como a causa animal, a causa indígena e questões raciais. Se tornando um evento que oferece um espaço seguro, livre de preconceitos, que abraça a diversidade em todas as suas formas, reconhecendo também a importância de incluir atividades infantis para as mães, tornando-o acessível a todas as idades. 

Data: 14/04/24
Local: Martim Cererê

Horário: das 14 ás 22hrs

1- Área Cultural: Samba com Nega Si, Intervenção Direitos Humanos Do Município, Rapper Iná Avessa, Dança, Dj Iara Kevene, Dj Odara do Porte

2- Área Familiar (Entrada Grátis): Localizado na praça em frente ao Martim Cererê junto com a praça de alimentação, adoção de pets, pula pula, bingo e just dance

3- Área Zen: Trancistas, Benzimento, Yoga, Prática Vibracional Om Chanting, Roda de rapé, Ventosa Terapia, Produtos Holísticos, Aurículoterapia, Purificação Energética, Tarot, Massagem & muuuuito mais!!!