Festa das Cavalhadas de Pirenópolis concorre a prêmio internacional

Resultado da premiação será revelado no dia 4 de setembro no México

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
c21e4b1610af4168870583af4733079e

A tradicional Festa das Cavalhadas de Pirenópolis foi indicada para o Prêmio Internacional Passaporte Aberto com a categoria ”Festa do Ano”. A premiação é organizada pela Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT) e acontece há seis anos em San Luis Potosí, no México.

Além das Cavalhadas, outras cinco festividades populares da América Latina concorrem ao prêmio: Campeonato Mundial de Alfajor (Argentina), Festa de la Vendimia (Chile), Fiexpo Latin América (Panamá), Noche europea de los museos (França) e Tianguis 2022 (México).

O concurso tem como objetivo reconhecer projetos e iniciativas de grande relevância. O resultado sai no dia 4 de Setembro.

Tradição

As Cavalhadas são celebrações que fazem parte da Festa do Divino Espírito Santo. Inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média, elas ocorrem há mais de 200 anos em Goiás e são uma demonstração de religiosidade e cultura, e que ainda fomenta o turismo e a economia local.

O cenário consiste em uma representação das batalhas entre cristãos e mouros que ocorreram durante a ocupação moura na Península Ibérica (século IX a século XV). São dois exércitos com 12 cavaleiros cada, que durante três dias se apresentam, encenando a luta, ricamente ornada e com belíssimas coreografias.

Em 2022, após dois anos sem realização por causa da pandemia da Covid-19, as tradicionais Cavalhadas em voltaram a ser realizadas nos dias 5, 6 e 7 de junho.

 

Imagem: Secult