3ª edição do Festival de Fotografia Goyazes acontece em Goiânia

O Festival chega a sua 3° edição do a partir do dia 11 de julho

Kamilly Carvalho
Por Kamilly Carvalho
Fotografia
(foto:reprodução/acervo Festival de Fotografia Goyazes)

Em 2024, o Festival de Fotografia Goyazes chega a sua 3° edição, a partir do dia 11 de julho. Organizado pela WA Imagem, Fotografia e Produção Cultural, o evento será sediado na Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia. As edições anteriores do festival aconteceram no ano de 2017 e de 2022. A entrada é gratuita e as inscrições já foram encerradas.

O objetivo principal desse projeto é comunicar e democratizar a arte fotográfica em Goiás, fortalecendo o Estado como local dedicado a pensar a fotografia de maneira crítica e formativa, através do diálogo com fotógrafos regionais, nacionais e internacionais.

Exposições 

Nesta 3° edição do festival, haverão 4 exposições que ficarão abertas à visitação de 11 de julho a 08 de setembro, de segunda a domingo das 9h às 17h (exceto feriados), sendo elas: 

  1. Imagens Resolutivas: uma exposição internacional em parceria com o FIF, Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte; 
  2. Foto em Pauta na Estrada: exposições coletivas nacionais em parceria com o Foto em Pauta – Festival de Fotografia de Tiradentes;
  3. Kim-Ir-Sen: o que o coração vê: exposição fotográfica comemorativa aos 50 anos de carreira do fotógrafo documentarista Kim-Ir-Sen;
  4. Prêmio Goyazes: exposição dos fotógrafos premiados via convocatória estadual do Festival de 2024.

O festival fotográfico contará com exposições, palestras, oficinas, mesas redondas, leituras de portfólio, lançamentos e intercâmbio de livros e muito mais. Alguns nomes bastante importantes na área de fotografia do Brasil, como Juan Esteves, Miguel Chikaoka e Milton Guran, além dos professores locais Guilherme Guishoni e Samuel de Jesus ministrarão palestras no evento. 

Haverá inclusão de idosos e crianças por meio de visitas mediadas e oficinas específicas, com destaque para a oficina da professora Déborah Borges para a UNATI e a oficina infantil da professora Júlia Mariano. A acessibilidade será garantida com elevador para cadeirantes e QR Codes com audiodescrição das exposições para deficientes auditivos. Segundo Wagner Araújo, o Festival de Fotografia Goyazes reafirma Goiás no cenário nacional da arte fotográfica, promovendo o acesso à produção nacional e estadual e contribuindo para a formação de um pensamento crítico sobre o mundo contemporâneo.

A ORIGEM

O nome Goyazes foi dado à tribo indígena pelos portugueses que fundaram em 1736 a Vila Boa de Goyaz, atual Cidade de Goiás. A “nação dos Goyazes” é a raiz do nome desse Estado. Em tupi-guarani a palavra “Goiás” quer dizer “ indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça” . A diversidade de pessoas no Estado do pequi é incrível, habitado por mineiros, paulistas e nortistas, que se tornam muito parecidos e iguais na brasilidade. Assim o simbolismo cultural e o sincretismo religioso goiano dão um colorido especial e diversificam os tons das manifestações culturais presentes em inúmeras localidades do interior do Estado. Goiás apresenta características físicas de contrastes marcantes e beleza singular, configurando-se como forte polo turístico do Brasil. O Cerrado é palco de deslumbrantes e vastas paisagens, que abrigam dois parques nacionais e inúmeras belezas naturais, ainda preservadas.

 

Abertura das exposições: 11 de julho de 2024 

Horário: 19h 

Endereço: Rua 23 com rua 03, Qd.67, Centro. Goiânia-GO.  

Contato: (62) 3201-9863 

Programação: https://goyazes.art.br/o-goyazes/ 

Mais informações: [email protected]

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.