Gastronomia: levantamento revela comidas queridinhas do Natal em cada região

Pratos típicos regionais que dominam as ceias natalinas dos brasileiros

andressavasco
Por andressavasco
ceia de natal qual a origem e a historia da tradicao natalina 1
Foto: Divulgação

A ceia natalina sem dúvidas alguma é o momento mais aguardado durante o natal por todos, cada família tem suas particularidades, preferencias e tradições, mas isso pode variar muito, principalmente pela rica diversidade cultural que caracteriza as diferentes regiões do Brasil.

Nordeste

Por exemplo, a mesa farta é cheia de pratos típicos como o chester assado, bacalhau e, claro, o cuscuz de tapioca, por lá, as famosas paçoca de carne de sol e galinha á cabidela são queridinhas, uma herança afetiva que cria memórias de encontros familiares. É o calor humano dessas reuniões, embalado pelo som do forró ao fundo, que transforma à ceia nordestina em algo cativante.

Foto: Divulgação

Sul

Onde o friozinho na época de natal toma conta das cidades, a ceia natalina é um espetáculo de tradições herdadas. O peru recheado divide espaço com o tradicional pinhão, enquanto o arroz carreteiro acrescenta um toque gaúcho à festividade. como não poderia deixar de ser, o tradicional churrasco é o mais comum na mesa dos gaúchos. A importância dessa ceia transcende o simples prazer gastronômico ela é um elo entre gerações, que moldaram a identidade culinária da região.

Centro-Oeste

O pernil e as frutas tropicais compõem uma mesa que celebra a abundância da natureza. O centro da mesa vai ser ocupado pelo habitual e polêmico arroz com pequi ou com passas, a ceia torna-se uma celebração a união familiar, onde as histórias são compartilhadas entre uma garfada e outra.

Foto: Divulgação

Sudeste

A ceia natalina é mais do que uma simples refeição é um espetáculo de sabores que reflete a riqueza gastronômica e a diversidade cultural dessa parte do país. Nas mesas cariocas, por exemplo, o clima tropical se mistura ao requinte, e a ceia ganha um toque descontraído com pratos como o pernil suculento, acompanhado da farofa dourada e frutas frescas que remetem às praias ensolaradas. Peru e rabanada serão os mais esperados pelos moradores da região. A brisa do mar e a vista dos fogos parece se unir aos risos e danças animadas.

Assim, a ceia natalina de cada região não é apenas um simples momento, mas sim uma união de sensações e sabores que com certeza leva o brasileiro a transformar a cultura em algo totalmente diferente e único.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.