Descubra o verdadeiro motivo que faz seu gato seguir você pela casa

Existe um motivo para os gatos ficarem atrás dos seus tutores pela casa.

Rodrigo Souza
Por Rodrigo Souza
gato seguindo dono pela casa
Foto: Reprodução/ br.cats

Se você tem um gato, já deve ter notado que, muitas vezes, ele fica te seguindo pela casa. Seja quando você vai à cozinha, ao banheiro ou até mesmo quando troca de cômodo, lá está ele, te acompanhando de perto. E, claro, isso desperta a curiosidade de muitos tutores: por que o gato faz isso? Seria carência, fome ou apenas um comportamento comum dos felinos? O Guia Curta Mais vai revelar as razões por trás desse hábito curioso, segundo o site Perito Animal. Continue com a gente para entender o que especialistas dizem sobre esse comportamento e como ele está ligado ao instinto natural do seu pet.

Associação maternal ou paternal

Uma das principais razões para o seu gato te seguir pela casa tem a ver com uma associação que ele faz com você. Isso pode parecer surpreendente, mas muitos gatos veem seus tutores como figuras maternais ou paternais. Afinal, quem é que alimenta, dá carinho e cuida de todas as necessidades dele? É você! Essa relação cria um vínculo forte, onde o felino passa a te enxergar como alguém que lhe proporciona proteção e conforto, assim como uma mãe ou um pai fariam.

Esse comportamento é muito comum, especialmente em gatos que foram separados da mãe cedo. Eles tendem a “adotar” os tutores como substitutos dessa figura, seguindo-os pela casa em busca de atenção e segurança. E claro, seguir você é uma forma de estar próximo de quem ele confia e sente segurança. Isso não significa que seu gato seja dependente ou carente, mas sim que ele aprecia sua companhia e vê você como alguém importante para o bem-estar dele.

Observação da rotina do tutor

Outro motivo que faz seu gato te acompanhar de um lado para o outro é a simples curiosidade e o fato de observar sua rotina. Os felinos são animais muito atentos ao ambiente ao redor e, por isso, costumam acompanhar tudo o que acontece em casa. Eles aprendem os horários e os movimentos dos tutores, entendendo o momento em que você vai preparar comida, quando vai ao quarto descansar ou mesmo quando se desloca para realizar suas atividades diárias.

Na cabeça do gato, seguir você faz parte do entendimento de como a rotina funciona. Além disso, como animais de hábitos, eles se sentem confortáveis ao prever o que está por vir. Por isso, se ele sabe que ao te seguir pela casa pode ter alguma recompensa – como um petisco ou até mesmo mais atenção – ele certamente vai continuar a te acompanhar sempre que tiver chance!

Instinto selvagem dos gatos em geral

Por mais que os gatos domésticos pareçam tranquilos, eles ainda carregam consigo muitos dos instintos de seus ancestrais selvagens. Um desses instintos é a constante vigilância e exploração do território. Ao seguir você, o gato está, de certa forma, marcando território e verificando o ambiente ao redor, garantindo que tudo está em ordem e que não há nenhum perigo. Aproveitando a ocasião, que tal dar uma olhada nessa ração para gatos que está com uma mega promoção na Amazon?

Esse comportamento é natural nos felinos, que, na natureza, costumam acompanhar outros membros de seu grupo e explorar seus arredores com frequência. Mesmo dentro de casa, o gato mantém essa necessidade de saber o que está acontecendo ao redor. E quem melhor para acompanhar do que o tutor, que ele considera parte da “família” dele? Assim, ao seguir você, ele não só satisfaz sua curiosidade, como também reforça sua conexão com o espaço e com você.

Seu gato te segue por uma combinação de fatores ligados ao instinto, ao ambiente e ao relacionamento que vocês construíram. Ele vê em você uma figura de proteção e carinho, tem curiosidade em saber o que você está fazendo e, claro, segue seu comportamento natural de vigilância. Não há nada de errado com isso. Pelo contrário, é um sinal de que ele confia em você e gosta de estar perto. Aproveite esses momentos de proximidade e lembre-se: cada vez que ele te segue, é porque você é alguém muito importante no pequeno universo do seu querido felino.

Leia mais:

5 sons que os gatos não gostam

12 raças de gatos com a maior longevidade, de acordo com a ciência

7 nomes mais recomendados para gatos, de acordo com a ciência

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.