Goiânia é uma das 10 melhores cidades para morar no Brasil segundo a ONU

Quem mora na capital sabe que o município guarda verdadeiros encantos capazes de nos deixar cada vez mais

Julia Macedo
Por Julia Macedo
987f74a06b3dc72e7c36b607b6485865

Goiânia aparece em 8° lugar no ranking de 2022 das cidades brasileiras com a melhor qualidade de vida, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) igual a 0,764.

Além de analisar as principais capitais do país, o levantamento analisa também dados públicos disponíveis do entorno, como as regiões metropolitanas.

A análise gera então o IDHM, que conta com variação entre 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento humano.

Esse índice não calcula com exatidão a qualidade de vida, mas possui indicadores que apontam um melhor desenvolvimento humano tendo em conta a longevidade, educação e renda populacional.

Mas quem mora em Goiânia entende que essa cidade maravilhosa, tão rica cultural e historicamente falando, sabe que ela guarda encantos fortes o suficiente para nos deixar cada vez mais apaixonados. E, claro, garantir nossa qualidade de vida.

 

Encantos e Qualidade de Vida

Planejamento

 

Após a Proclamação da República em 1889, o Estado de Goiás se viu diante de um grande dilema: a transferência da capital goiana.

Nomeado interventor federal pelo então presidente, Getúlio Vargas, Pedro Ludovico Teixeira deu início ao planejamento de uma cidade com projeção à modernidade.

Desde seu nascimento, a cidade conta com áreas residenciais, comerciais, industriais e administrativas bem delimitadas.

Em seu projeto inicial, que carrega a assinatura do arquiteto e urbanista Attílio Correa Lima, o centro urbano recebeu desenho de inúmeros parques e áreas verdes.

 

Comércio

 

Considerada referência do comércio de moda no país, Goiânia conta com mais de 16 mil pontos de vendas e representa o segundo maior ponto de vendas no país.

A Região da 44 é um dos principais exemplos. O lugar oferece diversos tipos de roupas e tem o maior volume de empreendedores por metro quadrado de todo o Brasil.

 

Um grande Interior

 

Goiânia é uma cidade grande, amplamente urbanizada, com obras modernistas e projetos assinados por grandes nomes da arquitetura mundial.

Mas nem isso é capaz de arrancar seu ar de interior, que prevalece diante dos seus mais de 729, 9 km². Ou melhor dizendo, aproximadamente 73 mil hectares.

A explicação é bem simples: os goianienses são bem receptivos, todo mundo se conhece. Isso cria uma sensação única de vizinhança de cidade interiorana.

Se comparada às grandes metrópoles, a cidade é muito tranquila! Mesmo em horário de pico, ninguém permanece no trânsito por mais de 2 ou 3 horas, como vemos em outras regiões brasileiras.

E esse combo nos garante uma cidade relativamente limpa, de céu azul e pássaros assobiando na janela. Durante à noite, em algumas regiões, dá até pra escutar uns grilos cantando no quintal!

 

Alta Gastronomia

 

Não é novidade para ninguém: Goiânia conta com um polo gastronômico bem aquecido. E a culinária local é um dos grandes destaques. Do pit dog à pamonha, todo mundo se rende aos temperos locais.

E é de Goiânia o chef do Brasil, Ian Baiocchi. O goiano foi eleito durante a premiação da Revista Prazeres da Mesa, que aconteceu em São Paulo no mês de junho de 2023.

 

Programação para toda a família

 

Se tem uma coisa que não falta na capital do pequi são programações. De shows de Rock a grandes peças de teatro infantil, a cidade mantém seu mercado de eventos à todo vapor.

Praças, bares, restaurantes, parques e centros culturais fazem a alegria da galera por aqui. Goiânia vai além do pequi, bota e sertanejo.

Imagem: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.