Goiânia ganha novo polo de alta gastronomia com selo do Emiliano no Promenade

Novo polo gastronômico no Promenade terá chancela de uma das maiores redes de hotelaria de luxo do Brasil com curadoria para a abertura de cinco restaurantes de alta gastronomia

Marcelo Albuquerque
Por Redação Curta Mais
Promenade Goiania Gastronomia

Goiânia entrou de vez no circuito nacional da alta cozinha e o Promenade é mais uma prova contundente dessa realidade. Além dos velhos (e bons) clichês como pamonha, pequi, espetinho e pit dog, a cidade tem sido palco nos últimos anos de um boom de novas casas que oferecem uma gastronomia mais requintada, consolidação de chefs regionais com fama nacional e revelação de novos e promissores cozinheiros.

Movimento que tem chamado a atenção de investidores e grifes do mercado de luxo de olho num mercado cada vez mais aquecido. Marcas como Emiliano, com sua linha V3RSO, já desembarcaram por aqui. O grupo paulista, referência em hospitalidade de luxo, adiantou ao Curta Mais que trará cinco novas operações para cidade, sendo um restaurante principal e um café. Os players ainda estão em negociação. O que podemos adiantar é que o novo polo será uma das âncoras das futuras instalações do Promenade Goiânia, na Rua 15, entre a Mário Bittar e a Avenida T-9, no Setor Marista. A previsão de inauguração do mal gastronômico é para o segundo semestre de 2025.

Independentemente do conceito que a alta gastronomia tem atualmente, é indiscutível que o movimento chama cada vez mais atenção, está deixando o eixo São Paulo-Rio, e invade grandes cidades, como Goiânia. Restaurantes de chefs renomados foram abertos na capital goiana, que ampliou polos gastronômicos pela cidade, além do tradicional setor Marista. Até shoppings investem milhões de reais para atrair cada vez mais público por meio da comida de qualidade. E os investimentos nos últimos anos vêm se traduzindo em premiações. A capital foi reconhecida no prêmio Melhores da Gastronomia 2023, promovido pela revista Prazeres da Mesa. No âmbito regional, o Prêmio Curta Mais coroa anualmente os melhores da gastronomia em mais de 50 categorias. Todo esse movimento, gera uma concorrência saudável melhorando a qualidade dos serviços prestados onde quem ganha é o consumidor e, consequentemente, o próprio setor.

“Nos últimos cinco anos, Goiânia experimentou um crescimento significativo. Antes conhecida como a capital dos botecos, a cidade agora se destaca por sua alta gastronomia. Esse aumento no número de restaurantes de alto padrão acompanha o crescimento da cidade, impulsionado pela chegada de novos moradores de outras regiões do país. Por isso, hoje a gastronomia possui essa demanda crescente por uma clientela mais exigente, que busca não apenas qualidade na execução dos pratos, mas também requinte na escolha dos ingredientes”, defende o chef Rony Campelo, que comanda o Vetri Restaurante, em Goiânia.

Grupo Emiliano em Goiânia

Essa avidez do goianiense por novas experiências proporcionou outra novidade. O Grupo Emiliano, uma das redes hoteleiras de maior notoriedade no Brasil, chega como curador de um mall gastronômico no Promenade Goiânia, novo complexo que será erguido no Marista. O projeto da AFS Empreendimentos, WV Maldi e Joule Engenharia conta com duas torres, sendo uma residencial e outra hoteleira, que também levará a bandeira do Emiliano. No espaço gastronômico, que vai contar ainda com praça e galeria de arte, cinco novos restaurantes de alto padrão serão abertos, o que possibilitará ao futuro morador do Promenade, e até mesmo visitantes e hóspedes, a chance de fazer refeições assinadas por grandes chefs sem sair do empreendimento.

“O goiano se tornou um público muito antenado, muito exigente, que busca frequentar os melhores lugares em relação à gastronomia no país e no mundo. Se tornou inevitável que grandes nomes de restaurantes nacionais acabassem aterrissando aqui por uma demanda natural”, diz Ana Flávia Santos, CEO da AFS Empreendimentos. Para ela, o local será “ponto de encontro e conexão entre os amantes da boa comida e cultura”.

De acordo com Ana Flávia, a parceria com o Grupo Emiliano para o hotel e o mall gastronômico no Promenade foi firmada para trazer à capital goiana valorização, exclusividade e sofisticação. “A altíssima gastronomia é um ponto de referência do hotel Emiliano. Então, isso tudo está sendo feito a partir de uma parceria com objetivo único e a quatro mãos”, disse a CEO da AFS se referindo ao administrador do grupo Emiliano, Gustavo Filgueiras. “O grupo vem, através da sua marca, nos orientar e participar da seleção dos nomes dos cinco restaurantes que serão abertos no mall gastronômico”.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Goiás (Abrasel-GO), Danillo Ramos, a capital goiana vem se modernizando, tem um mercado muito aquecido e recebe muita gente de fora. Assim, a alta gastronomia cresce também. “Goiânia atende muito o turista, seja que vem para fazer negócios, ou o que vem para fazer tratamento de saúde, além do trade do agro e da música sertaneja. É um público que consome muito e são bastante exigentes, e estamos cada vez mais bem preparados com grandes chefes e grandes restaurantes que fazem muito bem esse trabalho”.

Promenade Goiania Emiliano

Promenade Goiania Emiliano

Promenade Goiania Emiliano

Leia também:

Os 12 bairros mais valorizados em Goiânia

Bairro nobre de Goiânia é o famoso por unir luxo, lazer e badalação