Centro cultural em Goiânia recebe apresentação que homenageia religião de matriz africana

A apresentação promete uma reflexão sobre a cura do corpo e da alma através de costumes da religião

Luca Sprung
Por Luca Sprung
Goiânia
Reprodução/Foto: Lucas Almeida

A Exposição Matriarcas, da artista visual Raquel Rocha, está acontecendo desde maio no Centro Cultural Octo Marques e vai continuar até 14 de julho. Na quinta-feira, dia 04 de julho, a partir das 19h, ocorrerá uma ação especial, gratuita e aberta ao público: a Poesia-performance “Abô”, uma representação do preparo e da realização de um banho de ervas segundo a cultura yorubá. O evento é uma realização do Orum Aiyê Quilombo Cultural e foi contemplado pelo edital de fomento ao artesanato do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023.

“Abô” se inspira nas obras da Exposição Matriarcas, “Orixás entre traços e versos”, que também é o nome dado ao livro de Raquel Rocha, de onde saiu outra inspiração para a Poesia-performance: a transmutação da palavra para o corpo, tema de um dos poemas. Assim, a apresentação, na qual a artista se desdobra sobre o fazer e o sentir de um banho de ervas, é uma homenagem ao Orixá Ossain, o Senhor das Ervas.

Junto a Raquel, Marcelo Marques também realiza a performance, que busca resgatar nas pessoas o apoio nesse universo ritualístico das religiões de matrizes africanas. Devido ao preconceito religioso que essas crenças sofreram e ainda sofrem, muitos costumes são perdidos durante o tempo. Um deles é o uso das ervas para a cura do corpo e limpeza espiritual. Muitas das plantas usadas são comuns nos quintais das casas, mas o conhecimento sobre seus usos medicinais foi deixado de lado.

A apresentação ocorre com a maceração das ervas, enquanto cantigas referentes a cada folha são proferidas, na língua yoruba. Dessa forma encantam-se as plantas, seguindo a cultura do Candomblé. Depois, alguém da plateia é convidado para participar, recebendo o banho. Ao final, o público pode levar um pouco da mistura feita para casa.

Performance “Abô” da artista visual Raquel Rocha:

Data: 04 de julho (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Galeria Sebastião dos Reis, Centro Cultural Octo Marques.
Entrada franca
A exposição também estará aberta normalmente até o dia 14, das 9h às 17h

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.