Goiânia recebe espetáculo inclusivo criado para pessoas surdas

Evento terá entrada gratuita para o público; saiba mais

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
WhatsApp Image 2024 07 21 at 20.16.34
Espetáculo ''Sem Asas'' - Foto: Layza Vasconcelos

A intensa agenda do Esparta Arte e Cultura, marcada por saraus, espetáculos e oficinas, chega ao fim nas próximas semanas com a conclusão do projeto “Te Encontro no Esparta”, realizado pela Cia Corpo na Contramão. Com duração de sete meses, o projeto será encerrado com duas apresentações e uma oficina, todas gratuitas e localizadas no Jardim Atlântico.

Um dos destaques é o espetáculo “Sem Asas” que será apresentado no dia 27 de julho, às 20 horas, e encenado em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A peça aborda a busca de uma pessoa por sua completude, invertendo a relação tradicional entre público surdo e ouvinte.

Neste espetáculo, o público ouvinte se adapta às necessidades do público surdo, captando a encenação de forma periférica enquanto os diálogos em Libras ganham destaque.

Lua Barreto, diretora da Cia Corpo na Contramão, celebra o sucesso do projeto. “O retorno foi extremamente positivo! Todas as apresentações lotaram e foram muito elogiadas pelo público. Conseguimos aprofundar nossa pesquisa sobre a inserção de diálogos em Libras na cena e também a nossa relação com o público surdo”, comenta a diretora. A produção tem Kamilla Martins, Lua Barreto, Luis Rick, Melina Fioretti, Thaisa Santoth e Zaf PK Popper no elenco, com trilha sonora de Reginaldo Mesquita, cenário de Bruno do Amaral e figurinos e direção de Lua Barreto.

A inclusão e acessibilidade proporcionadas pelo projeto foram ressaltadas por espectadores como Franciele e Juscenildo, vice-presidente da Associação de Surdos de Aparecida de Goiânia, que destacaram a importância das performances com tradução em Libras e a expressividade das cenas.

Outros projetos

Além de “Sem Asas”, o Esparta Arte e Cultura apresentará no dia 3 de agosto, às 14 horas, a oficina “Circo e Expressão”, que promove um encontro entre atividades circenses e teatro. Encerrando a programação, o espetáculo infantil “Dangerosíssima Viagem” será apresentado no dia 10 de agosto, às 18 horas. Todas as atividades são gratuitas e contam com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.

Serviço:

Projeto Te Encontro no Esparta

Espetáculo “Sem Asas” | 27 de julho | 20 horas

Oficina “Circo e Expressão” | 3 de agosto | 14 horas

Espetáculo “Dangerosíssima Viagem” | 10 de agosto | 18 horas

Local: Esparta Arte e Cultura, Rua da Astéria, quadra 82, lote 21, casa 01, Jardim Atlântico

Entrada gratuita

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.