Goiânia recebe evento inédito de peregrinação ”O Caminho das 7 Igrejas”

Percurso visitará igrejas dos setores Leste Universitário e no Centro da cidade; entenda

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
WhatsApp Image 2024 03 12 at 10.21.02

Em uma iniciativa inédita na capital goiana, a Arquidiocese de Goiânia organiza a peregrinação “Caminho das 7 Igrejas”. Inspirada na histórica prática de São Filipe Neri, que percorria sete igrejas em Roma, a jornada espiritual acontecerá no próximo sábado, 16, atravessando importantes bairros da cidade.

Sob a orientação de Dom João Justino, os participantes são convidados a percorrer os 8 quilômetros de rota, que inclui visitas a igrejas emblemáticas dos setores Leste Universitário e Central.

A saída será da Paróquia Universitária São João Evangelista (Praça Universitária), tendo como destino final a Catedral Metropolitana de Goiânia. Durante todo o percurso, os padres receberão confissões dos caminhantes.

No trajeto, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, haverá adoração ao Santíssimo. A partir da Reitoria Nossa Senhora das Graças, um carro com a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora acompanhará os peregrinos até a Catedral, onde receberão, individualmente, a benção de envio.

Caminho das 7 Igrejas

Essa prática devocional, que alcançou grande popularidade sob o pontificado de Pio IV, remonta às peregrinações medievais aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, consideradas as precursoras desse tipo de jornada espiritual.

Iniciada no século XVI por São Filipe Neri como uma devoção pessoal, logo passou a atrair multidões, especialmente durante a Quaresma, evoluindo para uma tradição que, apesar de sua extensão e duração, demonstra que a fé e a devoção podem superar o cansaço físico.

Esta é primeira vez que o Caminho das 7 Igrejas é realizado em Goiânia. O percurso inclui as igrejas: Paróquia Universitária São João Evangelista, Paróquia São Francisco de Assis, Comunidade Santo Antônio, Paróquia Imaculado Coração de Maria, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Reitoria Nossa Senhora das Graças e Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Catedral).

 

Veja também:

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.