Goiás ganha 26 novas linhas de ônibus incluindo destinos como Caldas Novas e Chapada

Goiás recebe 26 novas linhas de transporte intermunicipal de passageiros

Kamilly Carvalho
Por Redação Curta Mais
Goiás ganha 26 novas linhas de ônibus incluindo destinos como Caldas Novas e Chapada
Entrada do Alto Paraíso de Goiás (foto: Marcos Aleotti)

O governo de Goiás, juntamente com a Agência Goiana de Regulação (AGR) colocou em operação 26 novas linhas de ônibus intermunicipais. As empresas já receberam autorização da Agência, através dos editais de chamamento público. As novas rotas devem atender todas as regiões do Estado. Além disso, outras 13 linhas foram autorizadas pelo Conselho Regulador e dependem das empresas para iniciar a operação. Segundo AGR, duas delas vão atender o município de Cavalcante e a região da Chapada dos Veadeiros, ligando com a capital goiana.

Os editais foram lançados em 2023 para atender linhas que estavam abandonadas ou com serviços precários. O presidente da AGR fez a seguinte fala sobre o tempo em que a Agência ficou impedida de conceder novas autorizações de operação.

“O estado se desenvolveu e ampliou a sua malha viária para muito além das estradas radiais que ligavam a capital às diferentes regiões, e é preciso acompanhar esse desenvolvimento, oferecendo alternativas de ligações diretas entre as regiões em todos os sentidos”, afirma.

Após a aprovação pelo Conselho Regulador dos pedidos das empresas para exploração as linhas, existe um processo que as empresas precisam cumprir, que incluem o cadastramento dos veículos que serão utilizados em operações, vistorias e pagamentos de outorgas. As linhas remanescentes dos três editais e as novas demandas dos municípios serão usadas por um único edital para novos investidores do sistema de transporte intermunicipal serem habilitados.

Linhas atendidas

Foram disponibilizadas 61 linhas de ônibus no primeiro chamamento, sendo que 37 foram solicitadas por empresas que tiveram interesse. Seis companhias foram habilitadas e, no total, foram assinados 20 termos de autorização.

Por ora, 10 linhas entraram em operação pela Primeira Classe, 1 pela Fly Transportes Eireli, 6 pela Cooperativa de Transportes e Turismo de Cidade Ocidental, 1 pela Alves Rocha & Silva, 1 pela Bozolino Transportes Eireli, 1 pela Expresso Marly e 2 pelo Expresso Itamarati Ltda. Já o segundo edital disponibilizou 13 linhas, com duas empresas habilitadas. Por fim, o terceiro edital disponibilizou 14 linhas, sendo que quatro linhas foram autorizadas para duas empresas, a Primeira Classe, que vai operar as linhas, Itumbiara a Caldas Novas (via Buriti Alegre) e Itumbiara a Caçu (via Cachoeira Dourada); e a Real Expresso, que fará as linhas, Goiânia a Cavalcante (via Anápolis e Niquelândia) e Goiânia a Cavalcante (via Anápolis e Alexânia).