Maior lago subterrâneo da América Latina fica em Goiás

Localizado em uma das maiores cavernas do Brasil, o lago de água cristalina vai te impressionar

Beatriz Bueno
Por Redação Curta Mais
lago
Reprodução/Rodrigo Santos de Souza

Na cidade de Cocalzinho de Goiás é onde estão essas maravilhas naturais. Apenas a 2h de distância da nossa capital, dá para acreditar? A Caverna dos Ecos é considerada a maior do país a ser constituída pela rocha do tipo micaxisto e abriga o maior lago da América Latina encontrado em cavernas formadas por essas rochas. 

Antes de falarmos um pouco mais sobre esse lugar exuberante, é importante pontuar que as informações são originadas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com os pesquisadores, o lago possui partes que chegam a nove metros de profundidade.

Reprodução/Sizernandes Rodrigues Guimarães

A Caverna

De acordo com o geólogo e analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do ICMBio, José Carlos Ribeiro Reino, a caverna possui 1.811 metros de projeção horizontal. Seguindo os parâmetros do Atlas das Cavernas do Brasil, ela é a maior em micaxisto do país, podendo até ser a maior do mundo. No entanto, não há citação registrada sobre essa possibilidade. 

Esse tipo de rocha tem uma especificidade de grande interesse aos pesquisadores, pois um de seus compostos, a biotita, faz com que os micaxistos sejam ricos em potássio, com potencial de aplicação no solo. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), esse mineral é escasso no solo brasileiro, mas tem um papel importante na qualidade do produto agrícola. 

Localizada em uma propriedade privada da cidade, a Caverna dos Ecos foi apresentada à comunidade espeleológica (grupo de estudiosos dessas formações naturais) em 1976. Até 2001 ela recebia intensas visitas, mas devido a denúncias desses pesquisadores, juntamente com o desafio de locomoção interno (devido ao intenso desnível e umidade da caverna), o seu turismo foi interditado. Uma pena que só podemos conhecer as belezas da caverna por fotos, mas segurança em primeiro lugar!

Além do lago, a caverna representa uma importância por abrigar uma espécie considerada em risco de extinção pelo ICMBio, o Morceguinho-do-Cerrado. Tendo como habitat natural essas formações rochosas, a interrupção do turismo também serviu como uma maneira de preservar esses animais. Isso porque o principal fator que os levou a correr perigo de extinção foi a redução de seus habitats e, como é de conhecimento geral, o turismo desordenado é uma das causas que geram esse problema.

 

Reprodução/Gabriel Mendes

O Lago

Para José Carlos, além de seu destaque para o entendimento evolutivo das formações naturais, o lago representa uma grande importância hídrica. Ele serve como recarga para o aquífero local e ajuda na descarga dos cursos d’água próximos.

Do ponto de vista turístico, o turismólogo e guia de turismo Sizernandes Rodrigues Guimarães afirma que a profundidade e a cor da água do lago são de impressionar a qualquer um. Em uma exploração desatenta, é possível molhar o pé por não conseguir enxergar a água, de tão transparente, parece até um sonho. Rodrigo Santos de Souza, um companheiro de profissão de Sizernandes, diz ser difícil acreditar que um lago dessas dimensões possa existir embaixo da terra. Porém, tendo a sorte de conhecer o local a mais de 20 anos, ele o considera um dos lugares mais bonitos que já visitou.

Reprodução/Rodrigo Santos de Souza

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.