Movimentada Rua em Goiânia ganha revitalização com plantio de 7 mil flores

Espécies sálvia vermelha e zinnia mix vão dar colorido especial ao cenário urbano

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
zinnia flowers mixed flowers shutterstock com 12811

O canteiro da rotatória na Rua 26, no Setor Oeste, em Goiânia, ganhou o plantio de mais de sete mil mudas floríferas. O paisagismo no local, que tem formato de uma margarida gigante, com as pétalas preenchidas com flores, foi renovado. Em breve, as flores das espécies sálvia vermelha e zinnia mix, devem colorir o desenho.

“As plantas cumpriram seu ciclo natural, por isso providenciamos o replantio com mudas produzidas nos nossos viveiros. Foram 2.122 mudas de sálvia vermelha e 5.040 de zinnia mix. Em breve, a rotatória estará toda florida novamente, conferindo um colorido especial à paisagem urbana”, afirmou o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Rodolpho Bueno.

A Comurg deve intensificar os serviços de ajardinamento na capital, com atenção à manutenção no período da seca. Recentemente, a Praça Nova Suíça e a Avenida 136, no Setor Marista, também tiveram o paisagismo revitalizado. O objetivo é estender a ação para outras regiões de Goiânia.

Fotos: Luciano Magalhães

Bougainvilles transformam paisagens em outras vias da cidade

O goianiense que passa pela Avenida República do Líbano nota que a avenida está com um ambiente mais apaixonante. É que o local está repleto de bougainvilles com floração intensa nas cores rosa e magenta, o que é bem sugestivo neste mês de junho, em que se comemora, na quarta-feira (12/12), o Dia dos Namorados.

Os tons mais tradicionais são o rosa e o lilás no período invernal. Já na primavera e no verão, as flores aparecem em branco, vermelho, amarelo e laranja. A engenheira agrônoma responsável pelo projeto, Ana Luiza Gabriel de Oliveira, afirma que uma das grandes vantagens de implantar paisagismo urbanos com os bougainvilles é que as mudas não necessitam de muita irrigação. “As espécies da família das trepadeiras se adaptam a vários climas, o que requer também economia de insumos e um manejo mais simplificado”.

Basta dar uma volta na cidade que é possível contemplá-las em vias como Avenida Goiás, no Centro, onde elas compõem o paisagismo no canteiro central. Estão distribuídas em pergolados, fazem sombra e deixam o cenário belíssimo em cores como brancas, rosa e lilás.

Ainda é possível ver exemplares em avenidas como a Jamel Cecílio, Jardim Goiás; Circular, no Setor Pedro Ludovico; Portugal e República do Líbano, ambas no Setor Oeste.

Já o Marista é o bairro campeão, onde é possível encontrar mais cores vibrantes do bougainville.  As avenidas Eugênio Jardim, Ricardo Paranhos, 136, 85 e Coronel Bastos foram agraciadas com as trepadeiras.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.