Mulheres viajando sozinhas: 6 dicas para uma viagem segura

Um guia para vocês mulheres que estão indo viajar sozinhas.

Anna Sousa
Por Anna Sousa
Hora de viajar sozinha: 06 dicas para mulheres
Reprodução / Internet

Está ficando cada vez mais comum mulheres se aventurando sozinhas. O que antes era sinônimo de pânico, hoje se torna liberdade, desejo de conhecer o mundo e viver novas experiências.

Mesmo com toda essa vontade ainda fica aquele medinho, e para ter uma maior sensação de segurança, principalmente em destinos fora do Brasil, alguns cuidados são necessários.

Pensando nisso, o Guia Curta Mais trouxe 6 dicas para você mulher que está pensando em embarcar em uma próxima aventura.

 

Confira dicas para mulheres viajando sozinhas desfrutarem de uma viagem segura

1. Pesquisar bastante sobre o destino

É essencial para qualquer viajante, especialmente mulheres viajando sozinhas, conhecer bem o destino de viagem em termos de cultura, hábitos locais, segurança e possíveis restrições às mulheres. Em alguns países, mulheres desacompanhadas podem enfrentar dificuldades culturais e sociais. Uma pesquisa prévia e planejamento são fundamentais para garantir uma viagem segura e agradável. Em casos de destinos desafiadores, viajar em grupo ou escolher destinos nacionais mais tranquilos, como Gramado, Curitiba ou Balneário Camboriú pode ser uma ótima opção.

2. Considerar a localização da hospedagem

Para garantir uma estadia tranquila e segura, é essencial pesquisar a localização e os serviços oferecidos pela hospedagem, tanto no Brasil quanto no exterior. Verificar se a região é segura, se há fácil acesso ao transporte público e se os quartos atendem às preferências individuais, como separação por gênero em hostels. A pesquisa online é uma ferramenta útil para obter informações detalhadas sobre as opções de hospedagem e você conseguir tomar a melhor decisão.

3. Planeje o itinerário e os roteiros de viagem

Planejar um roteiro e seus itinerários é fundamental na hora de visitar uma atração, principalmente se ela estiver localizada em uma região considerada insegura. Organize o itinerário sempre priorizando visitas durante o dia aos destinos mais arriscados, evite levar objetos de valor e opte por lugares próximos à sua hospedagem ao anoitecer. Embora não seja possível eliminar todos os riscos, cuidados simples podem minimizá-los, garantindo uma viagem mais segura e tranquila.

4. Evite transitar com bagagens muito volumosas

A bagagem é uma das partes mais importantes de uma viagem e merece uma atençãozinha a mais na hora de fazê-la. Viajar com bagagens volumosas pode trazer diversos problemas, como a necessidade de pedir ajuda a estranhos para carregá-las, dificuldades no transporte público, chamar atenção para possíveis furtos e reduzir a mobilidade da pessoa. É essencial montar uma mala de forma inteligente, priorizando roupas versáteis e compactas, e preferencialmente utilizando uma mochila ou bagagem de mão para facilitar a locomoção e evitar contratempos.

5. Fazer passeios em grupo

Passeios em grupo durante viagens solitárias podem enriquecer a experiência, permitindo conhecer novas pessoas e explorar locais que podem parecer arriscados para mulheres que estão viajando sozinha. O Cemitério da Recoleta que fica em Buenos Aires, é um bom exemplo, algumas pessoas sentem receio de visitá-lo sozinhas e os passeios guiados podem ser uma ótima pedida, pois oferecem informações valiosas e eliminam temores desnecessários.

6. Avisar amigos e familiares

Mesmo que esteja em uma aventura solo, avisar os familiares, amigos e pessoas próximas sobre o destino é algo muito importante. Compartilhe as informações de vôos e itinerários, os dados da hospedagem e contatos que podem ser necessários. Caso aconteça algo, eles saberão por onde começar a procurar e é uma segurança a mais.

Fazer uma viagem sozinha te possibilita viver experiências enriquecedoras e únicas. Esperamos que depois dessas dicas você se sinta pronta e segura para iniciar as suas aventuras, explorar lugares e curtir quem mais importa: você!

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.