10 melhores músicas brasileiras de todos os tempos

Conheça o top 10 melhores músicas brasileiras, segundo a revista Rolling Stone.

Anna Sousa
Por Anna Sousa
10 melhores músicas brasileiras de todos os tempos
Reprodução / Fernando Young - Divulgação

O cenário musical brasileiro é conhecido por ser bastante eclético e conter até mais de dois ritmos em uma única canção. A fusão de elementos europeus, africanos e indígenas foi essencial para o surgimento da música brasileira, caindo não só no gosto nacional, mas no internacional também.

Artistas como Caetano Veloso, Elis Regina, Gilberto Gil e Luiz Gonzaga foram responsáveis por compor e interpretar músicas que até hoje estão nas paradas de sucesso, e que se tornaram verdadeiros hinos nacionais.

Hoje, o Guia Curta Mais trouxe para vocês as 10 melhores músicas brasileiras de todos os tempos. Duvido já não terem escutado uma ou todas elas.

1. Construção – Chico Buarque

Lançada em 1971, a canção "Construção" se tornou uma grande referência da Música Popular Brasileira (MPB). Cantada em forma de crônica, ela narra o dia de um operário que vem a falecer após um acidente ao final do dia. A música é uma faixa importante na discografia do cantor Chico Buarque e conta com mais de 36 milhões de reprodução no Spotify.

Reprodução / Carlos Leonam com arte de Aldo Luiz

2 . Águas de Março – Elis Regina e Tom Jobim

Interpretada por Elis Regina e Tom Jobim, "Águas de Março" retrata poeticamente a transição do verão para o outono, utilizando em sua letra elementos que simboliza a renovação constante da natureza. A faixa pertence ao álbum "Elis e Tom", que traz grandes duetos dos músicos.

Reprodução / Spotify

3. Carinhoso – Pixinguinha

Composta pelo músico "Pixinguinha", "Carinhoso" é um dos choros mais conhecidos mundialmente. Com uma harmonia bem construída e cativante, a canção continua encantando os ouvintes ao redor do mundo, se tornando atemporal.

Reprodução / Revista Prosa Verso e Arte

4 . Asa branca – Luiz Gonzaga

Lançada em 1947, a música "Asa Branca", composta e interpretada por Luiz Gonzaga, se tornou um símbolo da cultura nordestina. A letra, que retrata a seca e a saudade da terra natal do músico, se tornou referência do gênero baião.

Reprodução / Arquivo Nacional - Correio da Manhã

5. Mas que nada – Jorge Ben Jor

Marcada por sua batida cativante de samba e influências de bossa nova, Mas que Nada celebra a alegria e o ritmo da cultura brasileira. A canção conquistou o mundo, sendo trilha sonora da animação “Rio” e reinterpretada por diversos artista, como Gregor Salto e Miriam Makeba.

Reprodução / Spotify

6. Chega de Saudade – João Gilberto

A canção interpretada por João Gilberto e composta por Tom Jobim, lançada em 1959, "Chega de Saudade" marcou uma revolução na música brasileira, combinando elementos do samba e jazz.

Reprodução / Senado Federal

7. Panis et Circencis – Os Mutantes

"Panis et Circencis" pertence a uma das mandas mais influentes da Tropicália, movimento cultural e musical brasileiro dos anos 60. Lançada em 1968, a música não só marcou a cena musical da época, mas também foi um manifesto artístico.

Reprodução / Internet

8. Detalhes – Roberto Carlos

É uma das canções mais conhecidas da discografia do cantor Roberto Carlos. Lançada em 1971, "Detalhes" narra a complexidade dos sentimentos humanos e a importância dos pequenos detalhes nas relações.

Reprodução / Vevo - Youtube

9. Canto de Ossanha – Baden Powell e Vinicius de Moraes

Lançada em 1966, a canção "Canto de Ossanha" faz parte do álbum “Os Afro-sambas”. Composta por Vinicius de Moraes e Baden Powell, é uma obra inovadora que funde a música afro-brasileira com o samba e a bossa nova.

Reprodução / Internet

10. Alegria, Alegria – Caetano Veloso

Interpretada e lançada por Caetano Veloso em 1967, “Alegria, Alegria” se tornava um hino do movimento Tropicália. A música traz tanto a euforia quanto as tensões políticas e sociais da época. “Alegria, Alegria” se tornou um símbolo da liberdade artística e da busca por uma identidade cultural autêntica no Brasil

Reprodução / Internet

Todas as faixas podem ser encontradas facilmente nas plataformas musicais, como Youtube, Spotify e Deezer.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.