O homem mais feliz do mundo revela as 3 dicas simples para alcançar a Felicidade plena

Matthieu Ricard revela três conselhos simples que qualquer pessoa pode aplicar para alcançar a felicidade plena; saiba quais

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
felicidade

A busca pela felicidade duradoura é um tema que intriga muitas pessoas. Matthieu Ricard, conhecido como o homem mais feliz do mundo, compartilha três conselhos práticos para alcançar um estado de bem-estar constante.

Quem é Matthieu Ricard?

Matthieu Ricard, de 61 anos, é um ex-biólogo molecular que deixou sua carreira para seguir o budismo. Hoje, ele atua como assessor do Dalai Lama, o líder espiritual dos budistas tibetanos.

Ricard possui um doutorado em genética molecular e trabalhou ao lado de François Jacob, Prêmio Nobel de Medicina de 1965. Sua decisão de seguir a religião budista foi influenciada por textos budistas que leu e que o impressionaram profundamente.

O segredo da felicidade de Matthieu Ricard, o ‘homem mais feliz do mundo’ (foto: divulgação)

A Ciência da Felicidade

De acordo com a neurologista Claudia Klein, Ricard tem o córtex pré-frontal mais expandido já estudado pelos cientistas. Klein explica que a felicidade é um estado interno e que emoções como ansiedade, frustração, medo e apego desestruturam o sistema de recompensa do córtex pré-frontal. As pessoas mais felizes são aquelas que aprenderam a viver no presente e a moldar seus sonhos de acordo com a realidade do agora.

Conselhos para uma Felicidade Duradoura

Seja Paciente – Ricard aconselha a paciência, comparando a felicidade ao amadurecimento de uma fruta. Assim como uma fruta não amadurece instantaneamente, a felicidade também requer tempo para se desenvolver plenamente.

Treine a Sua Mente – Ele destaca a importância de treinar a mente. Assim como aprender uma nova habilidade pode alterar o cérebro, práticas como a meditação, compaixão e altruísmo podem transformar a pessoa em uma versão melhor de si mesma.

Pratique a Felicidade – Regularmente Ricard compara a prática da felicidade ao cuidado com plantas. É melhor regar um pouco todos os dias do que uma vez por mês. Pequenas e frequentes sessões de meditação são mais eficazes para ativar e manter a neuroplasticidade do que longas sessões esporádicas.

Esses conselhos simples e práticos mostram que a felicidade duradoura é acessível a todos, bastando paciência, treino mental e prática regular.

 

 

 

Veja também:

Descubra 7 hábitos simples que trazem felicidade, segundo a ciência

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.