Onda de calor pode elevar temperaturas a 42º em Goiás

Alertas de risco à saúde devido à alta temperatura e baixa umidade em todas as regiões. Recomenda-se precaução e cuidados extras durante a semana

Cris Soares
Por Cris Soares
9a87bfefa60cb057407642d0f02b7de4

A atual onda de calor que atinge o Brasil persistirá até pelo menos o próximo domingo (19), abrangendo grande parte do país, de acordo com as previsões do Climatempo. Porto Alegre e Florianópolis são as únicas capitais previstas para terem máximas abaixo de 30ºC na próxima semana, enquanto Teresina, Boa Vista, Cuiabá e Campo Grande enfrentarão temperaturas que devem ultrapassar os 40ºC.

O calor intenso, iniciado no final da semana passada, promete se intensificar ainda mais a partir desta segunda-feira (13). Dados recentes indicam que sete unidades federativas estão em alerta de “grande perigo” devido às altas temperaturas: São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Roraima e o Distrito Federal.

O alerta permanecerá em vigor pelo menos até quarta-feira (15), com a possibilidade de ser estendido se as altas temperaturas persistirem. Esta é a quarta onda de calor experimentada pelo Brasil no segundo semestre deste ano e sugere ser mais intensa do que as ocorrências de agosto, setembro e outubro. 

Goiás:

Conforme oCentro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás – CIMEHGO , o Estado de Goiás experimentará predomínio de sol, com temperaturas máximas elevadas e um declínio na umidade relativa do ar em todas as regiões. Na capital, o sol prevalecerá, e a temperatura máxima pode atingir até 42ºC. A umidade relativa do ar variará entre 17% e 70%. O nascer do sol está programado para às 05:35hs, enquanto o pôr do sol ocorrerá às 18:26hs.

Alertas:

Alerta 1: Risco potencial à saúde da população devido à onda de calor que afetará todas as regiões do Estado de Goiás.

Alerta 2: Risco potencial à saúde da população devido à baixa umidade relativa do ar em todas as regiões do Estado, com o índice em estado de ‘Alerta’.

A onda de calor persistirá ao longo da semana, elevando as temperaturas em média em 5ºC em comparação aos valores normais. A umidade relativa do ar permanecerá em estado de Alerta, variando entre 13% e 20%. Essas condições exigem atenção especial da população para garantir o bem-estar e a saúde diante do clima desafiador.

Recomenda-se que os residentes adotem medidas preventivas, como o consumo adequado de água, a utilização de protetor solar e a evitar atividades físicas intensas durante os períodos mais quentes do dia. Autoridades de saúde e meteorologia continuarão monitorando de perto a situação e fornecendo atualizações conforme necessário.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

>Veja também<

Calor histórico: CIMEHGO alerta para onda de calor 5°C acima da média em Goiânia – Curta Mais