Plantas típicas do cerrado que você pode cultivar em vasos dentro de casa ou em pequenos quintais e varandas

Leve a riqueza do Cerrado para dentro do seu lar

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
ecb09d3b87a8b4e442b898de7153a900

O cerrado brasileiro possui uma flora riquíssima e muitas das plantas desse bioma são ótimas opções para você ter em casa. E sabe por que? Porque elas são de baixa manutenção, já estão adaptadas com o clima tropical goiano e além de tudo isso são incrivelmente bonitas.

 

O Cerrado é o 2° maior bioma brasileiro e se estende por 4 estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

 

Conheça agora algumas das plantas nativas do cerrado que você pode ter em casa ou no seu jardim.

 

Bromélia Imperial

Planta

É provável que você já tenha visto a bromélia em alguns paisagismos. A planta tem folhas grandes que formam uma coroa e é bem ornamental. É uma planta de sol pleno e meia sombra, por isso é ideal para quem tem um pouquinho de sol em casa.

Apesar de poder chegar a até 1,5 metro de altura, a planta pode ser cultivada em vaso. 

Cyrtopodium Saintlegerianum

Plantas


Essa orquídea é natural da nossa região e é conhecida por florescer sempre no terceiro trimestre do ano. É comum encontrá-la nas palmeiras e troncos de árvores no cerrado. No entanto, ela pode ser cultivada em vaso também, mas com uma terra bem drenável.

Trigonidium Egertonianum 

Planta

Outra excelente opção para os amantes de orquídeas, só que essa tem um aparência um pouco mais “ímpar”. É de fato uma flor muito diferente das que estamos acostumados a ver. 

Assim como a última que citamos, ela é uma epífita e é comum encontrá-la na natureza crescendo em galhos úmidos. No entanto, ela pode ser cultivada em vaso, desde que a terra seja bem drenável.

Bougainvillea glabra ou Três Marias

Planta


Essa daqui a maioria já deve conhecer ou ter visto no quintal da avó ou de alguma tia. Sim, no quintal, pois ela é uma planta de sol pleno, então nada de colocá-la dentro de casa.

Apesar de ser comumente encontrada plantada no chão, também é possível cultivá-la em vasos, desde que ela receba a luz do sol.


Planta Alegria de Jardim ou Sálvia

Planta

O nome da planta já diz por si só, pois suas flores vermelho vivo alegram qualquer lugar. A planta é semi-lenhosa e de sol pleno, ela pode ser cultivada em casa, mas é crucial que ela pegue sol por no mínimo 4 horas diariamente.

Ela passa por um momento de adormecimento no inverno, no entanto, na primavera ela brota novamente!

Cereus peruvianus Tortuosus ou Cacto Parafuso


planta
Além de ser fácil de cultivar, o cacto parafuso é bem diferente das plantas com que estamos acostumados. Seu formato é de fato muito único.

É uma planta de sol pleno e que precisa de cuidado quando o assunto é a rega, pois o encharcamento pode levar ao apodrecimento das raízes. O cacto pode ser cultivado em vaso, no entanto, seu tamanho dependerá do espaço que terá para crescer.

Columéia Peixinho

Planta

Aqui está outra opção de planta nativa do Cerrado que pode ser cultivada em vaso e o melhor, essa pode ser mantida dentro de casa pois é uma planta de meia sombra. A planta gosta de umidade, mas é preciso tomar cuidado para que o solo não fique encharcado.

Falsa-Érica

Planta

Essa é outra ótima opção para você ter em seu jardim ou na sua varanda. A falsa-érica é muito utilizada em paisagismos, pois possui pequenas flores no tom lilás.

É uma planta de sol pleno, mas também se adapta a meia sombra. Ela gosta do solo bem drenável e rico em matéria orgânica. E claro, pode ser cultivada em vaso.

Calatéia

Planta

A calatéia é um tipo de maranta que tem folhas totalmente diferentes das plantas “mais comuns” pois ela tem em uma única folha tons de verde, rosa e creme. A planta é de meia sombra e gosta do solo fértil e rico em matéria orgânica. Ela pode e deve ser cultivada em vasos, tanto em ambiente interno (desde que bem iluminado), quanto em ambientes externos.

Petúnia

 Flor

Essa é outra planta muito comum nos quintais das vovós. A petúnia tem flores de várias cores e pode atingir até 30cm de altura. A planta gosta de umidade e solo fértil, mas nesses casos é muito importante tomar cuidado para não encharcar a terra.

É uma planta de sol pleno e por isso precisa de no mínimo 4 horas de sol, diariamente.