Praça localizada no coração do setor Oeste é querida por muitos goianienses

A pracinha possui um pet place atraente e espaço de lazer para a família toda com acessibilidade para portadores de necessidades especiais

Julia Macedo
Por Julia Macedo
3cb4b02eca55ab8a195c5e09194c50cc

Goiânia pode até não ter praia, mas temos um registro de cerca de 32 parques e bosques que exercem a mesma função. Brincadeiras à parte, os setores de Goiânia escondem esses lugarzinhos que funcionam como ótimo passatempo e espaço de lazer. Com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e um pet place encantador, a Praça do Sol é um dos cartões postais da cidade. O point conta também com o monumento “Eu Amo Goiânia”.

Praça

Imagens: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais

Por muito tempo, a Praça sofreu com o descaso. A grama já ocupava o posto de matagal, o piso possuía buracos perceptíveis. Não era um lugar indicado para passeios. Em 2016, a Praça recebeu um projeto de reforma que a colocava à frente dos estilos arquitetônicos encontrados por outros points como esse ao redor da cidade. Tanto a execução do projeto, quanto a execução da obra, receberam a assinatura da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

praça

Imagens: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais

Centralizada entre as ruas 13, 9 e João de Abreu no Setor Oeste, foi escolhida para receber a nova escultura de concreto ostentando seus dois metros de altura. O projeto de reformulação da praça teve por objetivo redesenhá-la para se parecer com um sol. Foram implantados corredores de concreto simbolizando raios de Sol. Com a composição de quatro círculos voltados para a Rua 13. Cada um desses círculos recebeu um meio de entretenimento diferente.

Para o primeiro círculo foram usados tons de vermelho em concreto puro. Com aproximadamente trezentos e quarenta metros quadrados, o espaço recebeu uma academia pública ao ar livre.

academia

Imagens: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais

academia

O segundo, com cerca de duzentos e oitenta e cinco metros quadrados, recebeu a imposição de pisos em borracha nas cores azul e verde para abrigar o espaço de recreação infantil. O local foi formulado com brinquedos acessíveis para crianças com deficiência, trabalhando com a inclusão dos pequenos.

praça

Imagens: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais

Medindo quatrocentos e sessenta metros quadrados, um outro círculo foi projetado para receber o anfiteatro. O local abriga a construção de duas arquibancadas estruturadas em alvenaria e piso de concreto.

praça

Imagens: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais

Já o círculo restante, com um espaço de oitenta e cinco metros quadrados, recebeu uma estrutura bem pet friendly. O local reservado para a diversão dos animaizinhos é o primeiro de Goiânia construído em áreas públicas da Capital.

pet

Imagens: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais

A obra realizada na Praça do Sol não foi animadora só para os moradores da região. A reforma garantiu mais conforto aos feirantes locais e seus clientes. Durante os domingos, quando o sol aparece sobre o importante cartão postal, a praça recebe a tradicional Feira do Sol.

praça

Imagens: Marcos Aleotti Fotografia – Curta Mais

Clube Curta Mais seleciona o que há de melhor na cidade e negocia benefícios exclusivos para você não perder tempo e ter uma experiência incrível. Faça sua assinatura por apenas 9,90 por mês e tenha acesso aos melhores lugares e programas de Goiânia!

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Pauta desenvolvida pela estagiária de jornalismo Julia Macedo com a supervisão da jornalista Fernanda Cappellesso.