Professores da UFG decidem encerrar greve

Apesar da decisão, categoria não aceitou a proposta feita pelo governo

Rafael Vaz
Por Redação Curta Mais
Professores da UFG decidiram encerrar a greve após 18 dias
Professores da UFG decidiram encerrar a greve após 18 dias

Os professores da Universidade Federal (UFG) decidiram encerrar a greve da categoria. No entanto, os docentes não aceitaram a proposta apresentada pelo Governo Federal, que prevê reajustes salariais somente em 2025 e 2026.

A decisão pelo fim da paralisação ocorreu por meio de plebiscito eletrônico organizado pelo Adufg-Sindicato. No total, foram 820 votos favoráveis ao fim da greve contra 720 contrários e 9 abstenções. Em relação à proposta do governo, foram 794, 652 contra e 20 abstenções.

A greve de professores da UFG durou 18 dias. Apesar da decisão pelo fim da paralisação, a instituição de ensino ainda não estabeleceu uma data para a retomada das aulas. De acordo com a direção do Adufg-Sindicato, um ofício será encaminhado à Reitoria para informá-la, oficialmente, do resultado.

Os docentes cobram reajuste salarial e recomposição do orçamento das universidades federais. Diversas instituições de ensino ainda continuam em greve no País. O governo marcou para esta segunda-feira (27/05), a assinatura do acordo com as entidades sindicais e avisou que é a última proposta à categoria.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.