Qual o significado da expressão ‘No Fio do Bigode’

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
b2c23911849b29868c47735cd67e2159

Você já ouviu alguém dizer que fez algo “no fio do bigode”? Essa expressão bastante peculiar pode parecer enigmática à primeira vista, mas tem um significado bastante interessante por trás.

Bastante utilizada no início do século 1900 no Brasil, quando a reputação do cidadão era uma das qualidades mais caras, traduzida em caráter rígido e sólido, em retidão de todos os atos, especialmente aqueles ligados ao comércio em geral.

Época em que um simples aperto de mãos era o suficiente para selar de pequenos acordos a grandes negócios, sem a necessidade, em muitos casos, de documento ou contrato formalizando os atos comerciais.

Daí a expressão “fio do bigode”, que consistia em dar em garantia a palavra empenhada, um fio da própria barba retirado em geral do bigode.

O termo “no fio do bigode” também pode ser relacionado a uma pessoa que mantém sua palavra e cumpre seus compromissos de forma impecável. Assim como o bigode é um símbolo de masculinidade e seriedade, fazer algo “no fio do bigode” significa ser responsável e cumprir com as expectativas.

Portanto, da próxima vez que ouvir alguém dizer que fez algo “no fio do bigode”, você já sabe que se trata de uma situação em que houve um resultado excepcionalmente bom, realizado com cuidado e precisão. E, principalmente, que a palavra empenhada vale mais do que qualquer contrato formal ou assinatura. É uma expressão peculiar que faz parte da riqueza da língua portuguesa e da cultura brasileira ao longo da nossa história.

Em Goiânia,, um movimento tem chamado atenção e reunido centenas de homens de negócios com o propósito de resgatar valores. O “No Fio do Bigode” não tem cunho político e nem religioso e busca fomentar conceitos como honra, caráter e hombridade num ambiente relacional. 

Um Instagram foi criado para compartilhar conteúdos sobre o tema. Para mais informações acesse https://www.instagram.com/nofiodo.bigode/

Imagem: Pixabay.