Quando visitar Goiânia

Saiba qual o melhor momento para conhecer a capital do pequi

Kamilly Carvalho
Por Kamilly Carvalho
setor bueno goiania
foto:reprodução/internet

Goiânia, a vibrante capital de Goiás, encanta os visitantes com sua rica cultura, gastronomia saborosa e uma variedade de atrações mais que especiais. Mas quando é o melhor momento para explorar essa cidade cheia de vida e emoções?

Não é novidade que ela é uma das cidades mais queridas do Brasil, muitas pessoas a procuram em busca de melhor qualidade de vida, da sensação de tranquilidade que passa mesmo sendo uma capital, seu planejamento urbano que é sem igual e muito mais. Então, pensando nisso, o Curta Mais separou para você alguns motivos para decidir quando ir para Goiânia.

1.Clima favorável: a cidade do pequi tem altas temperaturas o ano inteiro. Por isso, se você prefere um clima mais ameno e com baixa probabilidade de chuva, o ideal é ir durante os meses de maio a agosto. Mas, se você é fã do verão, então, o mês de janeiro é o ideal para você. 

Goiânia (foto: reprodução/internet)

 

2. Eventos surpreendentes: é conhecida por sediar uma série de festivais e eventos culturais ao longo do ano. O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em junho, o Festival Bananada, em maio, a pecuária é sempre no outono. Esses são apenas alguns dos destaques que atraem visitantes de todo o país.

Eventos surpreendentes

Festival Bananada (foto: reprodução/internet)

 

3. Florada do Ipê: entre julho e agosto, as ruas de Goiânia se enchem de cor com a floração dos ipês, transformando a cidade em um espetáculovisual imperdível para os amantes da natureza e da fotografia. É impossível não se apaixonar por essa passarela perfumada pelas flores.

foto: reprodução/internet

4.Baixa temporada: se você prefere evitar multidões e aproveitar tarifas mais acessíveis, considere visitar Goiânia durante a baixa temporada. Ela geralmente ocorre de janeiro a março e de outubro a dezembro, mas não ache que você ficará no tédio sem ter o que fazer, pois as atividades culturais da cidade não param nunca! 

Baixa temporada

Baixa temporada

 

5.Gastronomia: não há época ruim para explorar a culinária goiana, mas os meses mais frios, entre junho e agosto, são ideais para saborear pratos típicos como o empadão goiano, a famosa pamonha, uma galinhada com um pequi que é de encher a boca d´água, um caldo de cana e muito mais. Além dos famosos pit-dogs dessa cidade, que se mantém em alta durante todos os meses do ano.

Grá bistrô

Grá bistrô (foto: reprodução/internet)

 

6.Cidade mais arborizada do mundo: a capital do estado de Goiás, é reconhecida mundialmente por sua exuberante vegetação urbana, que lhe rendeu o título de cidade mais arborizada do mundo. Pois bem, isso é perfeitamente natural, já que essa cidade incrível ama a cor verde, que se espalha pelo território com mais de 1 milhão de árvores em seus 32 parques e bosques. Quem deu esse título para a cidade foi a própria ONU (Organização das Nações Unidas).

Cidade mais arborizada do mundo

foto: reprodução/internet

 

7.Universidades e educação: ninguém consegue frear a capital goiana, nem mesmo na educação! Goiânia abriga uma das universidades mais renomadas do Brasil e reconhecida mundialmente, a UFG (Universidade Federal de Goiás), também há a UEG (Universidade Estadual de Goiás), a PUC Goiás e muitas outras instituições de ensino superior. Além dessas universidades, também têm o Colégio WR, um dos maiores da cidade e que mais alavanca os alunos nos seus resultados do Enem.

Universidades e educação

UFG (foto: reprodução/internet)

 

8.Festividades: as festividades da cidade são sempre inesquecíveis, entregam muita beleza e decorações impressionantes. Quem não conhece as festas juninas de Goiânia não sabe o que está perdendo! Comidas típicas, gente bonita, fogueira, danças tradicionais e muita festança é o que você encontra nas quadrilhas da cidade. E não se pode esquecer de falar da querida “natalina”, quem não ama as luzes e a decoração da cidade nessa época tão especial do ano? Os parques são decorados e os shows de luzes fazem com que o amor e a paz do Natal, preencham o coração dos espectadores.

Festividades

Praça Tamandaré (foto: reprodução/internet)

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.