Réveillon na Cidade de Goiás: confira a programação da virada pra curtir a antiga Vila Boa

Três dias de festividade, shows diversificados e compromisso com a segurança e sustentabilidade,com intuito de proporcionar um Réveillon animado para a população e visitantes

Cris Soares
Por Cris Soares
image 3
Cidade de Goiás / Foto: divulgação

A programação de Réveillon teve início na sexta-feira, 29 de dezembro, com o desfile da bateria da Escola de Samba Mocidade Independente do João Francisco, percorrendo as ruas históricas da cidade. Shows simultâneos animam a Praça do Coreto e a praça do Mercado Municipal, às 20h. O primeiro dia encerra com uma apresentação de som automotivo na praça de eventos. A entrada é gratuita.

Neste sábado, a animação continua com diversas atrações, incluindo o grupo musical Heróis do Botequim e os shows de Lourany Cruz e Carlos Rizzo. Destaque para a apresentação da dupla Carlos e Jader na virada do ano, prometendo uma celebração inesquecível no domingo, que inclui contagem regressiva na praça de eventos e continua até as primeiras horas do primeiro dia do novo ano com som automotivo e DJ Mansueto.

 

Conhecer a Igreja do Rosário

Independentemente de sua religião – e mesmo que não pratique nenhum, você irá se interessar pela beleza e arquitetura das várias igrejas da cidade. E a Igreja do Rosário é uma das mais belas da cidade. Com arcos góticos e paredes de pedras, ela foi construída em 1761, depois demolida e reconstruída em 1934, quando sua fachada original foi totalmente restaurada.

Foto; divulgação

Passear pelas ruas do Centro Histórico

O Centro Histórico da Cidade de Goiás é um pedaço da história de Goiás e do Brasil preservada em casa um dos paralelepípedos que se encontram em suas ruas, testemunhas da colonização do Brasil Central entre os séculos XVIII e XIX. Andar pelo local é como visitar o passado, não somente pelas histórias que ali ocorreram, mas também pelo conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico, que fizeram o lugar ser tombado pelo IPHAN em 1978 e pela UNESCO em 2001.

Foto: divulgação

Se encantar com o charme da Praça do Coreto

Ainda no Centro Histórico da Cidade fica a encantadora Praça do Coreto. Logo abaixo encontra-se uma sorveteria que funciona desde 1952, onde você pode apreciar o movimento da praça, cuja arquitetura apaixona todos os que a admiram. O nome oficial do local é Praça Dr. Tasso de Camargo.

Foto: divulgação

Conhecer o Chafariz de Cauda

Fundado em 1778, o Largo do Chafariz foi criado para abastecer a cidade. Localiza-se na Praça Brasil Caído, seguindo um padrão arquitetônico próprio do século XVIII. O nome “Chafariz de Cauda” se deu pelo fato do aqueduto que o abastece ser bastante parecido a uma enorme cauda, na sua parte posterior. Diz-se que é o “único chafariz de cauda do Brasil”.

Foto: divulgação

Se deliciar no Mercado Municipal

A parte mais deliciosa da Cidade de Goiás – com os melhores empadões, o bolinho de arroz e outros sabores imperdíveis – foi restaurada recentemente. Com seus mais de 90 anos de existência, o projeto arquitetônico manteve-se como no original, inicialmente idealizado para comercialização de mercadorias entre os produtores rurais da região.

Foto: divulgação

Visitar a Igreja da Matriz de Sant’ana

A Igreja da Matriz de Sant´ana foi construída em 1743, planejada para comportar três vezes mais pessoas que a Catedral do Rio de Janeiro. Em 1759 o seu teto chegou a desabar. Atualmente, é uma das marcas registradas da tradição, da cultura e da fé existente na Vila Boa.

Sobre as festividades:

A histórica Cidade de Goiás, primeira capital do estado, se prepara para três dias de festa em celebração à virada do ano. Com shows para todos os públicos em três locais diferentes, a prefeitura está finalizando a montagem de palcos na Praça do Coreto, no Mercado Municipal e na praça de eventos, próxima ao rio Vermelho e ao centro histórico. A promoção é realizada pela prefeitura de Goiás em parceria com o Sistema SESC/Fecomércio.

Em todos os locais, medidas de segurança serão implementadas, incluindo recipientes especiais para que o público descarte latas, garrafas long neck e outros recipientes, incentivando a colaboração para manter o espaço limpo. Além disso, a cooperação dos participantes contribuirá para a cooperativa de reciclagem da cidade, beneficiando o destino sustentável dos materiais recolhidos. A secretária de cultura, Suzana Magalhães, destaca a festa como um momento de esperança, integração e paz.

 

Serviço:

Réveillon na Cidade de Goiás

Início: Sexta-feira até domingo

Data: 29 de dezembro até 31 de dezembro

Horários: a partir das 19h

Show da Virada com Carlos & Jader

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.