Saiba como ajudar com doações as vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Autoridades já começam a se mobilizar para receber ajuda e doações de moradores de outras regiões do país

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
xxalta rs 5 jv 960x540 1

Fortes chuvas, alagamentos e quebra de barragens assolam os moradores do Rio Grande do Sul desde o início da semana. O temporal, que está previsto para acabar hoje, afeta mais de 350 mil pessoas em 250 cidades, segundo a Defesa Civil estadual. As equipes das autoridades já começam a se mobilizar para receber ajuda e doações de moradores de outras regiões do país para acolher os desabrigados e desalojados.

Para quem está próximo da capital do estado, Porto Alegre, é possível fazer doações de itens específicos para auxílio dos desabrigados e desalojados, como colchões, roupas de cama e banho (devidamente higienizados) e cobertores.

Esses materiais podem ser entregues no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, que funciona na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho. O telefone do local para tirar dúvidas é (51) 3210 4255.

Já para quem está longe, mas ainda assim quer ajudar, o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), informou que o governo reativou a chave PIX usada no último desastre no RS, no ano passado.

Para doar qualquer quantia em dinheiro, a chave PIX oficial do governo é:

Chave PIX (CNPJ): 92.958.800/0001-38

Conta SOS Rio Grande do Sul

Banco do Estado do Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do estado informou que, no momento, ainda não está realizando quaisquer mobilizações para levar doações de alimentos e água para os atingidos, já que estão conseguindo atender às demandas dos municípios com os estoques locais de alimentos.

Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. Atenção: quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul.

Região Metropolitana e Porto Alegre

A prefeitura e a Defesa Civil de Porto Alegre concentraram o ponto de coleta para doações no depósito da Defesa Civil da Capital. O local aceita, principalmente, colchões, lençóis, fronhas, produtos de higiene, água, copos plásticos e rações para cães e gatos. Os itens serão recebidos nesta sexta-feira (3), das 9h às 18h.

Onde: depósito da Defesa Civil de Porto Alegre
Endereço: Rua La Plata, 693 – bairro Jardim Botânico.
Horário: das 9h às 18h

Campanha solidária da Ajuris

A Ajuris criou uma conta bancária exclusiva para receber doações. Todo o valor arrecadado será utilizado na aquisição de materiais, alimentos e roupas, de acordo com as necessidades apontadas pelas autoridades que gerenciam as crises nos municípios. As doações podem ser feitas pela chave pix (aleatória): de54af32-c5c3-48fe-b2ae-378b2559648e.

Sindilojas Porto Alegre

Onde: Sindilojas Porto Alegre
Endereço: Rua dos Andradas, 1234, 22º andar
Horário: a partir desta quinta-feira (2), das 8h às 17h30min
O que: água, cobertores, lençóis, materiais de limpeza, de higiene pessoal, além de ração para cães e gatos.

Federasul

A Federasul, juntamente com suas 194 entidades afiliadas, lançou a Campanha Solidária para arrecadar fundos e realizar a compra de itens fundamentais para as famílias. As doações podem ser feitas por PIX: [email protected] ou por meio de depósito em conta da Federasul, aberta exclusivamente para a campanha no Sicredi nº 0116 01229-5.

UniRitter e Fadergs

A UniRitter e a Fadergs estão com quatro pontos de coleta em Porto Alegre e Canoas para receber doações. Serão recebidos alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza e rações para pets.

UniRitter Campus Zona Sul – Rua Orfanotrófio, 555 em frente ao prédio A

UniRitter Campus FAPA – Avenida Manoel Elias, 2.001, prédios 5 e 7

UniRitter Campus Canoas – Rua Santos Dumont, 888, bairro Niterói, portão de entrada

FADERGS – Rua Marechal Floriano, 185, Centro, Porto Alegre

Ação da Cidadania 

A Ação da Cidadania Sul, braço gaúcho da entidade de combate à fome no Brasil, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, recebe doações físicas e em dinheiro:

Porto Alegre – Melissa Bargmann (51 98940-9115)

Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 área 6 sala 645 – Costa e Silva

Av. Fernando Ferrari, 1001 – pavilhão 01 – Anchieta (grandes quantidades é necessário agendar)

Canoas Luciano (51 99424-9781)

Avenida Esperança, 105 –  Guajuviras

As doações também podem ser feitas pelo site www.acaodacidadania.org.br/emergencias e pelo pix: [email protected]

Colégio La Salle Dores

O Colégio La Salle Dores está com campanha de arrecadação de doações nesta sexta-feira (3). Os donativos podem ser deixados na cesta de arrecadação que fica na recepção principal do colégio em Porto Alegre.

Rede de Bancos de Alimentos do RS e Bancos Sociais

Para ajudar, não é preciso sair de casa. Basta contribuir via pix, depósito bancário ou via site oficial Doe Alimentos, da Rede de Bancos de Alimentos do RS.

Site: www.doealimentos.com.br

PIX: CNPJ – 04.580.781/0001-91

Conta corrente: Banco Santander

Agência: 1001

Conta: 13.000.284-4

 

Os aeroclubes de Porto Alegre e Novo Hamburgo abrem dois pontos de coleta de doação a partir de quinta-feira (2). Objetivo é agilizar a entrega dos materiais, feita por helicópteros da Defesa Civil, já que estradas registram bloqueios e alagamentos. A ação é promovida por atletas do Centro Gaúcho de Paraquedismo. Os locais aceitam doações de alimentos, agasalhos, produtos de limpeza e higiene, roupas de cama, cobertores e colchões.

Porto Alegre

Onde: secretaria do Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS)
Endereço: Avenida Juca Batista, 8101 – bairro Belém Novo
Horário: segunda a sábado, das 8h30min às 11h45min e das 13h às 17h
Informações: (51) 3245-6060 / (51) 98413-0026

Instituto Moinhos Social

O Hospital Moinhos de Vento, por meio do Instituto Moinhos Social, está reunindo doações. A campanha envolve doação em dinheiro. Com o valor arrecadado, o IMS vai adquirir itens, de acordo com as principais necessidades apontadas, e destinar ao governo do Estado. Além disso, o Hospital está recebendo agasalhos, cobertores, capas de chuva e botas.

Onde: sede do Instituto Moinhos Social (ao lado da Panvel, no térreo da Tiradentes, 333) e em caixas que estarão alocadas nas recepções dos blocos B e C.

PIX: [email protected]

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.