Saiba como emitir a nova Carteira de Identidade Nacional
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A Carteira de Identidade Nacional (CIN) vai substituir, gradualmente, o número do Registro Geral (RG). O documento visa substituir o atual modelo por meio do número do CPF como um cadastro único. No sistema atual, cada estado – além do Distrito Federal -, possui uma numeração específica, o que será substituído pelo novo modelo. A medida tem como principal objetivo diminuir as fraudes no País.
Todos os estados tiveram até 11 de janeiro de 2024 para iniciar a emissão padronizada. No entanto, Goiás, antecipou a transição e iniciou o serviço e, desde o ano passado, todas as carteiras emitidas no Estado já adotam o novo modelo.
A identidade antiga segue válida até 2032, portanto, não é preciso correr para trocar imediatamente o documento. A troca é gratuita, assim como as renovações. Para emitir a CIN, é preciso comparecer a um órgão do instituto de identificação de seu estado portando a certidão de nascimento ou de casamento, além de um documento com o número do CPF regularizado.
Para os goianos, o processo pode ser agendado Portal Expresso. O usuário deve escolher a opção Justiça e Segurança e em seguida clicar em “Obter Carteira de Identidade – 1ª via” ou “Obter Carteira de Identidade – 2ª via”, conforme o caso. O serviço é prestado em uma unidade do Vapt Vupt, mediante a apresentação dos documentos listados na plataforma.
Após a emissão do documento físico, é possível obter a versão digital da CIN. Para isso, basta adicionar a carteira no aplicativo Gov.br, no ambiente “carteira de documentos”. Assim, a pessoa também pode utilizar a nova identidade a partir do seu celular. O tutorial pode ser conferido aqui.