Primeira superlua azul do ano acontece hoje em todo Brasil

O conceito de superlua azul foi introduzido pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, enquanto o termo lua azul é usado desde 1528 em lendas de povos antigos

Cris Soares
Por Cris Soares
superlua lua azul
Foto: reprodução internet

Na noite desta segunda-feira, 19 de agosto, brasileiros de todo o país terão a oportunidade de observar a primeira superlua azul do ano. O fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, momento em que o satélite natural está mais próximo da Terra. Embora não haja alteração no tamanho real da Lua, ela parecerá maior e mais brilhante para os observadores.

O termo “lua azul” se refere à segunda Lua cheia em um mesmo mês ou à terceira de quatro luas cheias em uma mesma estação do ano. Nesta segunda-feira, a superlua azul poderá ser vista de qualquer lugar do Brasil, desde que o céu esteja limpo. A Lua surgirá no horizonte a partir das 15h25, mas a observação ideal será possível após o anoitecer.

Não é necessário utilizar equipamentos para observar o fenômeno. A recomendação é procurar locais com baixa luminosidade para uma visualização mais clara. Apesar do nome, a Lua não ficará azul. O fenômeno é apenas uma designação baseada em ciclos lunares.

A Lua possui várias denominações, de acordo com a NASA, como Lua Rosa, Lua de Morango, Lua de Cervos, Lua de Esturjão e Lua de Sangue, cada uma relacionada a períodos específicos ou fenômenos naturais.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.