Tendências que não podem faltar no seu guarda roupa em 2024

Principais apostas de tendências de cores inverno e verão

andressavasco
Por andressavasco
pantone 2024
Foto: Divulgação

No universo da moda, as cores do ano que está para começar, conforme explica o Fashion Stylist Branco, estilistas das celebridades goiana a paleta encantadora, definida como atemporal, harmônica e complementar quando combinada. “A previsão não apenas dita tendências, mas cria um diálogo vibrante entre tonalidades que transcende as estações. A partir do destaque dado ao “apricot crush”, afirma. Eleito como a cor do ano, até a sofisticação do “midnight plum” e a sutileza do “sustained grey”, cada matiz é uma peça fundamental na construção de uma experiência visual única.

O estilista das celebridades goianas fala que além do apricot crush, as outras cores do inverno são: intense rust, midnight plum, sustained grey e cool matcha. A primeira tonalidade já faz parte da paleta de inverno de 2023 e volta a ser tendência neste ano. “Podemos dizer que o ano que vem será um ano de diversificação das cores, iremos transitar por tons vibrantes, tons pastel, tons nude e metalizados”, explica.

“Diria que seria um ano, colorido porém em suas determinadas estações e ocasiões de uso, estamos livres pra ousar e usar a criatividade na composição das cores nos looks!”, pontua Branco.

A lista começa pela cor definida como a do ano, sendo o apricot crush. Essa é associada as tonalidades de damasco e laranja, porém, é mais suave, quase desbotada, lembrando a cor natural do pêssego.

O intense rust é um tom de vinho que lembra a ferrugem, com fundo terroso. Segundo estudos, as cores são inspiradas por consumidores que valorizam cada vez mais a sustentabilidade, cultura de revenda e produtos com longo prazo. “A cor comunica autenticidade, luxo, silencioso e promove o retorno do design clássico”, esclarece o estilista.

O midnight plum é um tom intenso de roxo escuro e está relacionado ao metaverso e a exploração espacial. Assim, está conectado ao mistério, estilo gótico e underground. Já o sustained grey é um tom de cinza-claro, neutro e atemporal.

Foto: Divulgação

Por fim, a última cor da paleta de inverno é o cool matcha que é um tom de verde pálido. Esse tom está associado a natureza e a calma transmitida por esse elemento. “É a combinação perfeita de um verde vegetal e um pastel consciente”, descreve especialista.

Cor do ano
O apricot crush é uma cor refrescante e energética, mesmo assim, aparece em produções para todas as estações, inclusive no inverno. Assim, a sua principal característica é trazer luminosidade calorosa ao visual.

Verão 2024
Azul claro, antes mesmo da temporada internacional de verão terminar com a semana de moda de Paris, o azul claro já estava confirmado como tendência. A cor arrematou roupas e acessórios nos desfiles de marcas como Emporio Armani, Fendi, Proenza Schouler e Simone Rocha.

Nude, os tons neutros continuarão fortes no ano que vem. Nessa cartela, destaque para o bege, visto nos conjuntos de alfaiataria da Miu Miu, nos looks fluidos da Phillip Lim; ou nas saias e vestidos do desfile da Dior.

Entre as tendências de cores também temos o vermelho, em duas variações principais: uma mais aberta, como mostram Hermès, Valentino e Balmain; e outra acerejada, a exemplo das coleções de Rick Owens e Victoria Beckham.

O tom branco apareceram aos montes na temporada internacional, confirmando o tom na lista de tendências de cores para o próximo ano. Além dos vestidos, as boas propostas de alfaiataria para inspiraram looks de trabalho, vistas na Sportmax, Phillip Lim e Alberta Ferretti.

Rosa pálido: Tudo indica que o verão será repleto de tons pastel e o rosa pálido, ou blush, está no topo da lista. Joseph Altuzarra é um dos estilistas que apostou na cor, ao lado de Sandy Liang e Palomo Spain; todos numa sintonia mais romântica e adocicada.

Cinza ele pode não ser o tom mais associado ao verão, mas o cinza está sim entre as tendências de cores que irão bombar na próxima estação. A Maison Alaïa é uma labels que aposta na cor para casacos, tops e vestidos; assim como a Altuzarra, que vai das laranja malhas de tricô aos vestidos transparentes.

Num momento mais vitaminado, o laranja também figura a lista de tendências de cores para o verão. Apesar de não estar entre as mais fortes da temporada, a cor iluminou muitos looks da semana de moda de Londres, como de JW Anderson, David Koma, Erdem, Emilia Wickstead, entre outros.

Prata na bolsa de valores da moda, as ações prateadas não param de subir. O prata metálico ainda continuará brilhando por aí, tanto em roupas como acessórios. Carolina Herrera, Chloé e Isabel Marant estão entre os principais investidores.

As previsões das cores para o próximo ano, apresentadas pelo especialista da moda, mostram que não é simplesmente escolhas cromáticas. Ao afirmarem que são “atemporais, harmônicas entre si e complementares quando usadas juntas”, essas tendências não apenas ditam modismos, mas destacam uma abordagem artística e estratégica na composição visual. Cada tonalidade, desde o marcante “apricot crush” até o sereno “cool matcha”, parece contar uma história única. 2024 promete ser um ano para os apreciadores de moda deixando uma experiência estética rica e envolvente.

Foto: Divulgação

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.