Vaca goiana entra para o Livro dos Recordes como a mais valiosa do mundo

Avaliada em milhões, a vaca tem pouco mais de 5 anos e nasceu em Nova Iguaçu de Goiás, no norte do Estado

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
vaca nelore campeona
As vacas Nelore são conhecidas por sua pelagem branca brilhante e sua corcova bulbosa proeminente acima dos ombros e características reprodutivas favoráveis (foto: divulgação)

O Guinnes World Records reconheceu a vaca goiana Viatina -19 FIV Mara Móveis como a fêmea bovina mais valiosa do mundo. Com valor de R$ 21 milhões, Viatina-19 ganhou o título em julho de 2023, e o lance milionário é de criadores da Casa Branca Agropastoril, Agropecuária Napemo e Nelore HRO. Eles compraram um terço do animal, por cerca de R$ 7 milhões.

Ao todo, o animal tem em seu pedigree seis linhas de raça Nelore: Karvadi, Ludy da Garça, 1646 da MN, Rambo da MN, Fajardo e Iguaçu.

Conforme a diretora da Casa Grande, Fabiana Marque Borrelli, a conquista simboliza o padrão de qualidade que sempre buscam. “Sua valorização e o reconhecimento no Guiness Book são provas incontestáveis de que o investimento em excelência genética proporciona retorno, seja em produtos diferenciados, em retorno financeiro e em imagem”, destacou.

A vaca tem pouco mais de 5 anos de idade e nasceu em Nova Iguaçu de Goiás, no norte goiano. Em nota publicada no site oficial em fevereiro deste ano, o Guinness World Records informou que foi o maior valor registrado para esse tipo de venda. Segundo a plataforma, o preço é baseado na genética da Viatina-19, considerada de alta qualidade.

Especialista em reprodução bovina, o médico veterinário João Carneiro contou detalhes sobre os aspectos genéticos da Viatina-19 que a tornam tão valiosa. “A sua avó era uma barriga de ouro e aí veio. Produziu a mãe e a Viatina 19. É um animal diferenciado”, explicou.

Para garantir a continuidade da descendência do animal, o médico veterinário explica que estão sendo aplicadas técnicas e investimentos de biotecnologia para multiplicação genética dos animais.

 

Veja também:

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.