Confira onde e o que doar para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul em Goiânia

A solidariedade nesse momento é muito importante, então se você quer ajudar as vítimas do Rio Grande do Sul é só ir em alguns dos pontos abaixo

Cris Soares
Por Cris Soares
vitimas enchentes rio grande do sul arrecadação goiania
Foto: reprodução internet /Getty Images / BBC News Brasil

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul deixaram marcas de destruição por todo o estado. Imagens de cidades alagadas, bairros da capital evacuados, pontos turísticos, aeroporto e arenas esportivas cobertos de água impressionam.

Segundo informações da Defesa Civil gaúcha, 380 municípios foram afetados pelas chuvas, resultando em mais de 23 mil desalojados. Até o momento, os temporais causaram pelo menos 75 mortes e chegaram a 103 o número de pessoas desaparecidas, ainda de acordo com a Defesa Civil do RS, já são mais de 1,3 milhão de pessoas afetadas.

O Curta Mais vem acompanhando o que está acontecendo no Rio Grande do Sul. Para colaborar, os goianos podem fazer doações para as vítimas das chuvas. Instituições e grupos de pessoas em Goiás estão mobilizados para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul (RS). A capital goiana tem pontos de doações, além dos recolhimentos via PIX.

Pontos de arrecadação

O Aeroporto de Goiânia situado no Setor Santa Genoveva, está recebendo doações de alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal. Um posto de coleta foi instalado no terminal de passageiros para facilitar a contribuição. As doações serão encaminhadas aos órgãos de defesa e assistência social do RS, beneficiando diretamente as vítimas. O endereço é Alameda 4, s/n, Santa Genoveva, com horário de atendimento 24 horas.

O Sindilojas-GO, Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás, também está recebendo doações. Roupas, calçados, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal podem ser entregues na sede do sindicato, localizada na Rua 90, nº 320, Setor Sul, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Central Única das Favelas (Cufa) está recebendo doações de colchões, cobertores, mantas ou cobertores térmicos, além de alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza. Contribuições financeiras também podem ser feitas através da chave Pix: [email protected]. Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (62) 99248-1541. O endereço é Av. Antônio Fidelis, Qd. 107, Lt. 7, Parque Amazônia, em Goiânia, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) e a Feira Internacional do Comércio Exterior (Ficomex) uniram-se para arrecadar doações através da campanha “100 mil goianos pelo Rio Grande do Sul”. O endereço para entrega é Rua 14, número 50, Setor Oeste, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Clínica Humana Medicina Reprodutiva está arrecadando doações, visando angariar itens essenciais como água potável, leite desnatado, leite em pó, fraldas de qualquer tamanho, agasalhos infantis e adultos, produtos de higiene pessoal para crianças e adultos, além de cobertores e roupas de cama. As contribuições podem ser feitas via PIX para o e-mail [email protected], cujo valor será empregado na aquisição dos itens mencionados. Os pontos de entrega estão localizados na própria Clínica Humana, na Rua 1.129, n° 751, no Setor Marista, e na Zune Pediatria, na Rua 1129, n° 695, também no Setor Marista. 

10ª Morar Mais Goiânia está recebendo doações de roupas, cobertores, alimentos não perecíveis, fraldas e artigos de higiene. As doações podem ser entregues na casa que recebe o evento, aberta de terça a sexta, das 16h às 22h. O endereço é Rua 124, no Setor Sul, ao lado da Clínica do Esporte.

Glix Química estão contribuindo na fabricação de desinfetantes e detergentes para auxiliar na limpeza pós-enchente. A carga de 12 toneladas será destinada às pessoas que precisam retornar para suas casas e realizar a limpeza necessária para torná-las habitáveis novamente. 

Festoon Festas está recebendo doações de roupas, cobertores, fraldas e artigos de higiene. As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Localizado na Avenida T-10, nº 1060, setor Bueno, ponto de referência em frente a UniAraguaia. 

Arquidiocese de Goiânia está se movimentando em todas as Igrejas Católicas Apostólicas Romanas da capital goiana, para receber doações, seja roupas, alimentos, produtos de limpeza. Para ajudar é só procurar a igreja mais próxima de sua residência e assim contribuir com a ação solidária aos amigos gaúchos. Endereço da Arquidiocese, Praça Dom Emanuel, s/n – St. Central.

Centro Universitário Estácio de Goiás  está com uma campanha de arrecadação de donativos em solidariedade às vítimas das recentes chuvas no Rio Grande do Sul. Dentre os itens solicitados estão água, produtos de higiene pessoal como sabonete, creme dental, desodorante e absorventes, além de roupas para todos os públicos, agasalhos, cobertores, toalhas, sapatos e alimentos não perecíveis, como feijão, arroz, macarrão, leite e cafeteria. A campanha também inclui arrecadação de ração para animais, assistência a cães e gatos que também foram afetados pelas chuvas. Centro Universitário Estácio de Goiás, localizado no Shopping Estação Goiânia, na Av. Goiás, Nº 2151, Setor Central.

Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) se tornou ponto de coleta para doações destinadas ao Rio Grande do Sul. O hospital, localizado na Região Noroeste de Goiânia, está de portas abertas para receber doações de toda a comunidade. A ação é uma parceria com o Grupo Florence, empresa gaúcha que fará o transporte das doações. Estão sendo arrecadados cobertores (novos ou em boas condições), água potável, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal (como sabonete, absorvente, escova e creme dental) e ração para cães e gatos. As doações poderão ser feitas em qualquer horário do dia ou da noite, já que a unidade funciona 24 horas. Localizado na Avenida Anhanguera, nº 14527, Setor Santos Dumont.

Governo do Rio Grande do Sul está recebendo doações para apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades afetadas. As contribuições podem ser feitas na conta SOS Rio Grande do Sul, no banco Banrisul, via chave Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.