WhatsApp libera novo recurso para eliminar gente chata com discrição

Aplicativo permite bloqueio de contato sem abertura de mensagem

Mariane Faz
Por Mariane Faz
WhatsApp libera novo recurso para eliminar gente chata com discrição
Foto: divulgação

Em uma atualização recente, o WhatsApp introduziu um recurso revolucionário que permite aos usuários bloquear contatos indesejados diretamente da tela de bloqueio, sem a necessidade de abrir a mensagem.

Essa funcionalidade oferece mais discrição e controle sobre quem pode entrar em contato.

Ao receber uma notificação, a tela de bloqueio exibirá uma seta para baixo no canto superior direito.

Ao tocá-la, um menu se desdobrará, apresentando as opções “responder” e “bloquear”. Escolhendo a segunda opção, o usuário será direcionado a uma janela de confirmação, com a possibilidade adicional de fazer uma denúncia.

 

Como usar o novo recurso do WhatsApp

 

Para bloquear um contato de maneira rápida e eficiente, basta seguir estas instruções:

  1. Abra o WhatsApp e acesse o ícone de configurações.
  2. Toque em Privacidade > Bloqueados.
  3. Clique no ícone de adição, pesquise e selecione o nome da pessoa indesejada.

 

Além disso, é possível bloquear um contato diretamente da conversa aberta com a pessoa. Para desbloquear, siga o mesmo processo, indo para Configurações > Privacidade > Desbloquear e selecionando a pessoa desejada.

Se a situação exigir uma denúncia, o usuário pode fazer isso a partir da conversa com o contato indesejado. Basta tocar no ícone de mais opções e escolher a opção “denunciar”. Para empresas, o processo é semelhante, mas deve-se abrir a conversa, tocar nos dados de contato e selecionar a opção “denunciar empresa”.

 

Recursos do Whats App para 2024

WhatsApp, aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS), testou ao longo de 2023 uma série de recursos na versão beta da plataforma que podem ser lançados no próximo ano. Essa é uma maneira da empresa experimentar a adesão e o funcionamento de alguma ferramenta antes do lançamento para o público geral. Entre os projetos, havia a transcrição de áudios, a criação de figurinhas por meio de inteligência artificial e até filtros para separar conversas pessoais das profissionais.

No geral, não é possível ter certeza dos planos do mensageiro em 2024, mas as ferramentas que já passaram por tetes estão mais próximas da implementação.

A seguir, confira a lista com as principais novidades testadas nos últimos meses e que podem chegar no WhatsApp em breve:

1. Integração com outros aplicativos de mensagens

Há uma previsão de implementação para março de 2024, mas não é possível confirmar se o recurso será liberado para todos ou apenas usuários europeus.

2. Transcrição de áudio no WhatsApp

Ainda não há uma data específica para o lançamento, porém os testes foram realizados até em português. É importante sempre manter o aplicativo atualizado para não perder os novos recursos disponibilizados.

3. Figurinhas geradas por IA

A tecnologia de inteligência artificial é desenvolvida pela própria Meta, e usuários podem denunciar uma imagem quando perceber que é inapropriada.

4. Novo tipo de status para publicar textos

A ideia é que o usuário esteja sempre atualizando o status de texto.

5. Exibição de mensagens antigas para novos membros

não se sabe se essa função será efetivamente incluída na versão para todos os usuários.

6. Filtro para separar conversas pessoais e profissionais

Isso é ideal para quem utiliza o mensageiro como meio de comunicação no trabalho e não quer visualizar mensagens de trabalho fora do horário de expediente.

 

7. Compartilhamento de músicas durante chamadas de vídeo

Sem uma data específica para o lançamento, essa função permitirá o compartilhamento tanto o áudio quanto de vídeo em conversas individuais ou em grupo.

 

Mantenha o seu aplicativo sempre atualizado para receber todas as novidades em 2024.

 

Leia Também

Divisa de Goiás e Tocantins guarda uma prainha pouco conhecida que parece um oásis no Cerrado

Você precisa conhecer essa praia paradisíaca que fica bem pertinho de Goiás

Menor rio da América Latina fica pertinho de Goiás e impressiona com águas azuis cristalinas

Você precisa conhecer a cidade goiana famosa por ser a capital das cachoeiras

5 lugares imperdíveis para conhecer em Goiânia, segundo a IA

As 10 cidades mais visitadas do mundo em 2023

 

A atualização se alinha com a constante busca do WhatsApp por melhorias que proporcionem aos usuários uma experiência mais segura e personalizada.

Essa nova funcionalidade não só facilita a gestão dos contatos como também fortalece a privacidade dos usuários, oferecendo uma maneira mais discreta de lidar com mensagens indesejadas.

O WhatsApp continua inovando para proporcionar uma experiência mais controlada e personalizada aos seus bilhões de usuários em todo o mundo. Mantenha-se atualizado e aproveite ao máximo as novas funcionalidades do aplicativo de mensagens mais utilizado do planeta.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.