8 lugares para passar o Réveillon em Minas Gerais

Ideal para quem quer descansar e curtir a natureza no final do ano

developer
Por developer
9c7f0f4cc980c6b746d8646ca3bafa19

Comemorar a chegada do ano-novo longe do tumulto das grandes cidades é opção para muita gente, que procura as cidades do interior de Minas. E as alternativas são muitas. No geral, são festas em bares, restaurantes, clubes e até em praças públicas, ou quem preferir, pode apenas contemplar a natureza e curtir os atrativos turísticos desses lugares.

1. Extrema
Na Serra da Mantiqueira, é uma bucólica cidade na fronteira com São Paulo, na região da Cantareira. No verão de dezembro, algumas pousadas e hotéis dessa região do sul de Minas Gerais oferecem acesso à represa da Cantareira ou a lagos para quem quer se refrescar.

Foto: Viagem e Turismo

Conheça mais em Extrematour.

2. Monte Verde

Foto: Guia do Turismo no Brasil
Famoso destino romântico nas montanhas do sul de Minas Gerais, Monte Verde também oferece atrações para crianças, como passeios a cavalo e fábrica de chocolate, e pousadas e hotéis para quem quer relaxar no final do ano.

Mesmo no verão, as noites em Monte Verde são mais amenas, graças à altitude e ao muito verde que cobre a região que tem o chamado clima tropical de altitude.Para quem quer contato com a natureza para refletir antes da virada do ano, Monte Verde, no sul de Minas Gerais, tem trilhas e mirantes.

Monte Verde tem ótimas pousadas e chalés em meio a natureza e às montanhas, alguns com banheira de hidromassagem e coisas legais para casais aproveitarem o final do ano juntos.

3. São Lourenço

Foto: Guia do Turismo no Brasil
São Lourenço é um das melhores cidades para ficar no Circuito das Águas de Minas Gerais, no sul do estado. São Lourenço possui ótimos passeios para famílias, das crianças às pessoas da terceira idade, como o Parque das Águas, que tem alguns serviços de banhos e águas termais.

A cidade é um dos principais lugares para andar de balão de ar quente perto de SP e a região no sul mineiro oferece passeio de Maria Fumaça, visita a produção de café e cachoeiras de águas geladas.

Outras cidades dessa parte do sul de Minas Gerais cheia de estâncias hidrominerais são Caxambu, Lambari e Cambuquira.

4. Tiradentes

Foto: Portal Tirandentes
Cidade histórica de Minas Gerais, tem como atrações as construções coloniais do centro histórico, o passeio de trem até São João del Rey, outra importante cidade histórica mineira, e, para presentes de Natal, belos artesanatos nas oficinas e lojas de Tiradentes. Para fazer justiça ao clima de interior dessa bela cidade, os móveis no estilo fazenda também são boas opções de compras em Tiradentes, uma cidade histórica no interior de MG cheia de coisas para fazer.

5. Ouro Preto

Foto: Memória Viajante
A mais famosa cidade histórica de Minas Gerais, foi um dos primeiros centros urbanos do interior do Brasil. O legado do ciclo do ouro de Minas Gerais é o cenário das ladeiras de Ouro Preto, com casarões e ladeiras cheias de construções históricas e belas igrejas para quem quer turismo religioso perto da época de Natal e Ano Novo, duas épocas do ano em que as igrejas ficam mais movimentadas.

Mas a dica para ficar em Ouro Preto é um prédio histórico, mas mais recente. Para passar o fim de ano em um lugar especial a dica é se hospedar no Grande Hotel Ouro Preto, que foi projetado por Oscar Niemeyer. O hotel de Niemeyer tem piscina com uma impressionante vista panorâmica do centro dessa cidade histórica de Minas Gerais, assim como restaurante e belas suítes com vista do centro histórico: um palco perfeito para passar a virada do ano.

6. Conceição de Ibitipoca

Foto: Guia do Turismo no Brasil
Quem quer contato com a natureza nas férias de dezembro e janeiro tem como opção, em Minas Gerais, Ibitipoca. Uma das atrações naturais do lugar tem como nome, não por acaso, Janela do Céu, um mirante do Parque Estadual do Ibitipoca com uma boa trilha cercada de verde até o local.

7. Itamonte

Foto: Viagem sem paredes
Um dos locais mais procurados por turistas é Itamonte, que possui uma área da Mata Atlântica preservada com diversas cachoeiras e rios encantadores, estando localizado a apenas 250 quilômetros de São Paulo e a 220 quilômetros do Rio de Janeiro. Para quem ama a natureza e esportes radicais, é uma ótima escolha, já que é possível praticar trekking, rapel e montanhismo, além de uma enorme variedade de pousadas e hotéis que oferecem o maior conforto em contato com a natureza.

Na parte gastronômica, a culinária local é bem típica. Os turistas são seduzidos com a truta, o pinhão, pão de queijo e outras especiarias, presentes na maioria dos cardápios dos restaurantes da cidade, uma vez que a comida é um dos grandes destaques de Minas Gerais.

8. Lavras Novas

Foto: Tripcam
Lavras Novas é um distrito de Ouro Preto, que tem menos de mil moradores e parece que parou no tempo. Impossível não curtir toda a atmosfera pacata e a beleza cênica de Lavras Novas, rodeada de montanhas. De dia, nada melhor que caminhar pelas ruas de pedra, sentar em um dos bares do distrito e ver a vida passar devagar.

Quem gosta de trilhas e cachoeiras, tem opções a perder de vista. À noite, o clima sempre esfria, sendo ideal para degustar um bom vinho e abusar da culinária local – para todos os gostos e bolsos. Os estabelecimentos investem em atrações musicais e a própria comunidade se organiza, em muitas ocasiões, em eventos festivos e tradicionais. 

Foto capa: ilustrativa Lindsay Silverman