Lua cheia de agosto será enorme, brilhante e com tom avermelhado

A lua do esturjão é a oitava lua cheia do ano e carrega vários simbolismos

developer
Por developer

Ei, observadores astronômicos, neste mês a lua estará no seu estado maior e mais brilhante e já pode ser apreciada a partir de segunda-feira, 3 de agosto.

A lua cheia de agosto, conhecida como “Lua de Esturjão”, “Lua Vermelha”, “Lua de Milho Verde”, “Lua de Cevada”, “Lua de Fruta” e “Lua de Grão”, brilha sempre entre ou perto das estrelas de Aquário  ou Capricórnio. A Lua de agosto tamém poderá aparecer levemente avermelhada quando seu lado voltado para a Terra estiver totalmente iluminado pelo Sol.

A lua ficará oficialmente cheia em 3 de agosto às 11h59 (horário de Brasília), de acordo com o SkyCal da NASA. 

Luas cheias ocorrem quando a lua está exatamente no lado oposto da Terra do sol. Se a lua passa pela sombra da Terra, vemos um eclipse lunar – mas isso não acontece todo mês porque a órbita da lua é levemente inclinada, então a lua geralmente sente falta da sombra. As luas cheias ocorrem a cada 29,5 dias, o que é um pouco mais longo que o período orbital da lua. A razão é que a Terra está se movendo ao redor do sol, de modo que, quando a lua chega ao mesmo lugar em que estava em sua última passagem, a Terra não está mais diretamente entre a lua e o sol.

O nome da lua “Sturgeon Moon” vem do maior peixe de água doce da América, o Sturgeon. Estes peixes são agora uma das espécies mais criticamente ameaçadas de extinção. Segundo a lenda, durante a lua cheia de agosto, ainda é possível vislumbrar um peixe-esturjão nos lagos da América.

Outros nomes da lua cheia de agosto estão principalmente relacionados a safras de colheita deste mês. Nos dias 14 e 15 de agosto, a lua alcançará sua fase completa e iluminará o céu noturno em todo o mundo.

Foto: Reprodução/Banco de imagens

Fonte: Space.com