26/05/2019 17:00
Curiosidades / Histórias

Dia de São Jorge: 13 curiosidades sobre o santo guerreiro

O dia é celebrado em 23 de abril devido o seu falecimento, que aconteceu neste mesmo dia

Natália
por Curta Mais

O Dia de São Jorge, o santo guerreiro, é celebrado no dia 23 de abril em grande parte do mundo. E, devido a sua grande fama e a idolatria dos fiéis, a data chegou a se tornar um feriado em algumas cidades brasileiras. Mas, mesmo com toda a sua relevância no cenário religioso, o santo também acabou ganhando destaque em outros meios.

E, para falar um pouco mais sobre ele neste dia, resolvemos montar uma lista com algumas curiosidades a seu respeito, que mostram a sua importância e ajudam a conhecer um pouco mais sobre o santo!

1 - A Comemoração do santo é feita no dia 23 de abril devido a data do seu falecimento, que aconteceu neste mesmo dia, por volta do ano 303 d.C.

 

2 - São Jorge faleceu na Nicamédia, localizada na Turquia, depois de ser torturado e degolado a mando do imperador Diocleciano.

 

3 - Seus restos mortais estão na igreja de São Jorge, que recebeu o seu nome em homenagem ao santo, no território de Lídia, em Israel.

 

4 - São Jorge foi considerado um grande guerreiro por ter enfrentado o imperador Diocleciano, enquanto era membro do exército romano, por perseguir e matar cristãos.

 

5 - Ele é o único santo que é venerado na Igreja Católica Apostólica Romana, na Igreja Ortodoxa e na Igreja Anglicana simultaneamente.

 

6 - São Jorge ganhou destaque entre os escravos, depois que eles foram proibidos de adorar os seus Orixás, fazendo com que a sua imagem fosse associada a Ogum - o Orixá da guerra, do fogo e da tecnologia.

 

7 - William Shakespeare nasceu e morreu no dia 23 de abril. O seu nascimento aconteceu em 23 de abril de 1564, enquanto a sua morte veio em 23 de abril de 1616, Dia de São Jorge.

 

8 - São Jorge é o padroeiro do Corinthias, do Bangu e tem o seu escudo no Barcelona.

 

9 - No Rio de Janeiro, o dia de São Jorge se tornou um feriado devido a grande quantidade de fieis.

 

10 - São Jorge já foi homenageado em músicas do Caetano Veloso, Fernanda Abreu, Jorge Ben, Maria Bethânia, Racionais, Zeca Pagodinho e muitos outros.

 

11 - São Jorge foi o padroeiro da Inglaterra até o ano de 1893, quando o papa Leão XII subistituiu o santo guerreiro por São Pedro.

 

12 - O santo ainda é o padroeiro da Catalunha, na Espanha. E, para comemorar este dia, os homens costumam dar uma flor rubra para suas amadas. A tradição está relacionada a lenda da região que diz que depois de matar o dragão, o São Jorge teria dado uma rosa vermelha para a princesa.

 

13 - Em 1963, o santo guerreiro perdeu parte do seu espaço na Igreja Católica depois de ser rebaixado para santo menor de terceira categoria pelo papa Paulo VI. Mas, em 2000, o papa João Paulo II restaurou a sua relevância na igreja.

 

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

 

Capa: Pixabay

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

Paciente internado em Hospital de Goiânia se emociona ao ver seu neto andar pela primeira vez

HUGOL realiza com frequência visitas humanizadas com seus internos como parte do tratamento, visando amenizar as dores e garantindo bem-estar dos pacientes


+ Curiosidades

Conheça a Menina do Laço, única garota a treinar nas categorias de base de um time profissional no Brasil

O futebol feminino vem ganhando espaço nos últimos anos e Natália mostra que o esporte não é só para meninos


+ Curiosidades

Conheça Dionísio, idoso que une as pessoas através do Xadrez em Shopping de Goiânia

"Xadrez é nobre, cultura e uma porta aberta para fazer novos amigos!", afirma o 'Vovô do Shopping' que há 15 anos frequenta o centro de compras para jogar xadrez


+ Curiosidades

Saiba mais sobre o café, a bebida preparada mais consumida do mundo

Quem não gosta de um cafezinho para acordar no início do dia ou para acompanhar um bolo durante a tarde?


+ Curiosidades

Projeto realizado em Aparecida de Goiânia será apresentado em um dos mais importantes fóruns de desenvolvimento sustentável do mundo

O Projeto Eyes of the Street (Olhares da Rua) deu “olhos” e “voz” a treze crianças que vivem na carente comunidade Terra do Sol


+ Curiosidades

Descobrimos uma ecovila colaborativa pertinho de Goiânia

As vezes dá uma vontade de largar tudo e ir pro mato, pois foi isso que esses amigos fizeram


+ Curiosidades

Produza 50 kg de alimentos orgânicos por mês no quintal da sua casa

A bióloga goiana Nathália Machado ensina e mostra na prática a sua Agrofloresta que nasceu há 6 meses no Jardim América


+ Curiosidades

PM goiano fica em primeiro lugar em curso da SWAT nos Estados Unidos

Além disso, o Policial Militar Júlio César Ferreira Júnior já foi homenageado com a medalha de mérito da ONU


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.