Estudantes e comunidade se juntam para realizar a recuperação de área florestal em Goiânia

O sistema agroflorestal será implantado em parceria com movimentos ambientais e alunos no próximo sábado (10)

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
a1f758988089923a2275cdf76c6b91a6

A ação organizada pelo Coletivo Vira Mundo em parceria com o Movimento Nós + Árvores vai reunir estudantes da UFG, comunidade, alunos e responsáveis pela escola para implantar o sistema agroflorestal em escola e plantar espécies nativas do cerrado.

“Nossa intenção é também resgatar a cultura goiana para despertar o interesse dos alunos na conservação do Cerrado um dos biomas mais ameaçados do planeta”, afirma a bióloga Nathália Machado, idealizadora do movimento Nós + Árvores.

Além da atividade, o grupo realizará ainda um mutirão para fazer reparos nas áreas externas da escola, com a ajuda dos estudantes e comunidade em geral.

A Biapó Urbanismo também estará realizando uma ação no Parque Florata neste sábado (10/11). A meta é fazer um corredor ecológico entre a nascente e uma mata de 265 mil metros quadrados em uma área. O plantio será coordenado pelo biólogo e mestre em ecologia, Murilo Arantes. Ele explica que cada muda será plantada em pequenos círculos de 3 metros de diâmetro, denominados mandalas. Nas mandalas, haverão outras espécies de frutas do Cerrado, escolhidas para promover a biodiversidade, um dos princípios da agrofloresta.

Esta ação acontecerá no dia 10 de novembro, a partir das 8h no Parque Florata (acesso pela GO-462).

Sistema agroflorestal

Agrofloresta é um conceito que sugere a utilização dos recursos naturais de forma mais sustentável, levando em conta uma equilibrada interação entre estes, e assim oferecendo alternativas que permitam melhores resultados em todos os sentidos. 

O sistema que combina o plantio de hortaliças e árvores, propõe, além da produção de alimentos, a conservação ambiental, melhoria da qualidade do clima, da conservação da água e produção de outros recursos naturais, como madeira.

Serviço

Implantação do Sistema Agroflorestal

Onde: Escola Municipal Brice Francisco Cordeiro -Rua R-33, Setor Itatiaia 
Quando: 10/11 (sábado) Horário: Das 08h00 às 12h00
Organização: Coletivo Vira Mundo (Flávio Rodrigues – Biólogo, Doutorando, Rafael Tokarski, agroflorestor) e Movimento Nós + Árvores (Dra. Nathália Machado, Bióloga)
Mais informações: Nathália Machado – 62 9 8252 9696