Isso é o que você deve fazer quando uma mosca pousar na sua comida

Sempre temos aquela dúvida: é só espantar e continuar comendo? Ou tem problema?

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
d5a9af85bc876e5ddde09a142e2e190b

“Eu sou a mosca que pousou em sua sopa”, já dizia Raul Seixas. Quem nunca? Calma, vamos explicar. Sabe aquele belíssimo prato de comida, que está prontinho para ser degustado (por você, claro!) e, não mais que de repente, aparece uma mosca (pode ser das pequenas ou daquelas grandes, verdes, que quase parecem besouros) e… ‘bam!’, pousa diretinho na comida. Ah, mas o que é que tem? É só um insetinho, que a gente abana com a mão e pronto, ele vai embora. Quantas vezes já fizemos isso?!

A questão é: mesmo que você já tenha comido várias, e várias, vezes uma comida depois que uma mosca pousou nela, com certeza, não comeria se pudesse ver o que estava acontecendo ali. Bem, basicamente, uma mosca ‘vomita’ e deposita seus ovos. Além disso, aquele pequeno serzinho, é capaz de transportar 200 tipos de bactérias altamente prejudiciais à saúde humana.

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Flórida conduziram um estudo, analisando mosquitos que passaram por lixeiras e, depois, por alguns restaurantes. Com isso, descobriram que existia, sim, algumas relações com o desenvolvimento de determinadas doenças. Geralmente, os adultos saudáveis conseguem combater a maior parte das bactérias transportadas por mosquitos, porém, crianças e idosos, por possuírem baixa imunidade, acabam mais vulneráveis.

Em uma declaração publicada no Metro, o especialista em controle de pragas, ROn Harrison, explicou: “As moscas precisam apenas tocar a sua comida por 1 segundo para que suas pernas ou os pequenos pelos que têm sobre o corpo transfiram os germes de todas as coisas nojentas que elas comem para o que você está comendo. E uma vez que as moscas podem transferir séries e contagiosas doenças como cólera, diarreia e febre tifoide, é provavelmente melhor evitar comer coisas nas quais moscas pousaram”.

Outras doenças que podem ser transmitidas por moscas são: salmonela, antraz e tuberculose, além dos diversos ovos de vermes parasitas (e os próprios). Se o problema for o desperdício de comida, pelo menos, não coma a parte onde a mosca encostou. Se perceber qualquer sintoma de doenças, procure imediatamente um médico.

Um bom jeito de evitar que isso aconteça, pelo menos em cassa, é tomar algumas providências, como deixar a casa sempre limpa, retirar o lixo com frequência, cobrir os alimentos expostos, colocar redes de proteção contra insetos nas janelas e portas, usar ventiladores e inseticidas (mas não na comida!).

Capa: Chiveve Post