21/09/2019 19:05
Notícias / Conteúdo

Justiça dos EUA dá sinal verde para que Trump construa muro

 Decisão judicial liberou o dinheiro necessário para a continuação da construção de muro

Tainá Luíza
por Tainá Luíza Barreto Marques

Com a planejada construção do controverso muro na fronteira mexicana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conseguiu uma importante vitória judicial. A Suprema Corte dos EUA abriu caminho, ontem (26), para que o governo use 2,5 bilhões de dólares do Departamento de Defesa para erguer o  projeto.

Os juízes da Suprema Corte aprovaram o uso dos recursos por cinco votos a favor e quatro contrários, revertendo decisões tomadas por instâncias inferiores que haviam congelado os recursos. O dinheiro foi inicialmente prometido para a luta contra o narcotráfico e faz parte dos 6,6 bilhões de dólares que Trump destinou para as obras do muro ao declarar emergência nacional na fronteira.

Em fevereiro, o Congresso aprovou a utilização de 1,37 bilhão de dólares para o muro, um número muito aquém dos 5,7 bilhões que Trump havia requisitado. Sem acordo, o presidente recorreu à declaração de emergência nacional para conseguir o dinheiro sem a necessidade de avaliação dos congressistas. Com a emergência nacional, o governo voltou a destinar para o muro 6,6 bilhões de dólares do Pentágono e do Departamento do Tesouro, além de 1,37 já aprovado pelo Congresso.

O caso foi parar na Justiça. Após uma ação apresentada pela União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), tribunais federais na Califórnia bloquearam o uso do dinheiro até esta sexta-feira, quando a Suprema Corte decidiu reverter a decisão inicial e autorizar o repasse das verbas para a construção do muro de forma definitiva.

A decisão da Suprema Corte aconteceu durante seu recesso de verão, quando assuntos especiais podem ser julgados em caráter de urgência. Com o dinheiro, Trump pretende construir 376 quilômetros de muro nos estados da Califórnia, Novo México e Arizona.

O muro fronteiriço é uma das mais importantes promessas de campanha de Trump. Ele argumenta que apenas um baluarte desse tipo pode proibir que migrantes, drogas, traficantes de seres humanos e gangues criminosas cheguem ilegalmente aos EUA. Trump prometeu construir, a longo prazo, um muro passando pela metade da fronteira de 3.200 quilômetros com o México. O resto da divisa é protegido por barreiras naturais, como rios.

Trump comemorou no Twitter: "Grande vitória no muro. A Suprema Corte anula as ordens de instâncias inferiores, permite que o muro na fronteira sul avance. Grande vitória para a segurança na fronteira e para o estado de direito!", disse.

 

 

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Gusttavo Lima para show e manda retirar placas de separação de público 'isolar como se fossem pessoas diferentes, aqui não bebê'

Quero pedir para o pessoal da produção para ter um pouquinho mais de sensibilidade, um pouquinho de amor ao próximo


+ Notícias

Tarde de muito rap, samba e conscientização agita Aparecida de Goiânia, neste domingo

O evento, ainda dará espaço para o pessoal terem a oportunidade de mostrar todo seu talento artístico no palco aberto


+ Notícias

Tarde de samba raiz e axé agita o Martim Cerere neste domingo

Para animar a festa, terá como atrações principais, as cantores Nina Soldera, Henusa Mendonça e Gabriela Ventura


+ Notícias

Lucão e Fábio Maca ensinam como fazer cartas de amor no Ópera Café em Goiânia

Um encontro seu com sua escrita, sua caligrafia e sua mensagem de amor


+ Notícias

Chuva à vista! Enfim, meteorologia prevê pancadas de chuva para Goiânia

Após mais de 100 dias de estiagem os indicadores mostram nuvens com possibilidade de chuva


+ Notícias

Universidade Americana cria robô que desentope artérias do cérebro

Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, ele poderá ser utilizado em coágulos, que tratam de derrames


+ Notícias

Meteorologia emite Alerta Laranja devido ao tempo seco e recorde de calor em Goiânia

Umidade relativa do ar pode chegar a 12% com risco de incêndios florestais e à saúde


+ Notícias

Goiana Bia Ferraz foi salva por Teló e continua no The Voice (Confira as etapas!)

"Ela tem uma característica de transformar as canções em orações. Parece louvor", disse Ivete.


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.